Já algum tempo que andava para experimentar esta receita (receita da avó Miloca mas com couve e outros ingredientes acrescentados, como sempre...)
Adorei a experiência! As únicas coisas a alterar são a quantidade de picante ( está picantezito...) e o sal ( ficou puxadote...) porque utilizei daquelas lascas de bacalhau já demolhadas (dizem eles!) que se tem que passar por várias águas para as utilizar no próprio dia, mas que mesmo assim ficou "pilha" (não sei porque é que quando a comida está salgada se diz que está pilha... alguém sabe??? Esclareçam-me por favor...)
Utilizei (com quantidades a olhómetro...):
- Cebola picadinha
- Alho picadinho
- Salsa picadinha
- Coentros picadinhos
- Cenoura aos quadradinhos "piquenos"
- Couve lombarda cortada em juliana
- Láscas de bacalhau (passadas por mil águas , mas que mesmo assim ficaram salgadas...)
- Vinho branco
- Macarronete integral
- Azeite
- Sal
- Louro
- Orégãos
- Molho picante (não tinha piripiri)
Pus o amigo alho e a amiga cebola a estalarem no azeite.
Depois de estarem coraditos, acrescentei a cenoura e a couve, deixei saltear um bocado e quando a couve ficou murchita (coitadinha, estava em sofrimento!) refresquei com o vinho branco. Deixei o alcool evaporar um pouco e acrescentei o louro, os orégãos, o bacalhau, a massa e por fim o feijão e água a ferver (feita na cafeteira eléctrica, é óptima!). Deixei guisar uns 15 min. Como o molho estava um bocadinho liquido, andei "à cata" de feijão e esmaguei-o com um garfo e voltei a pôr o puré (por causa do amido o molho engrossa) no tacho para o molho engrossar. Passados mais uns 6 min. apaguei e estava pronto!
E para grande satisfação minha ( e de quem comer o futuro leite creme que eu preparar!) finalmente encontrei um queimador de leite creme!!!!!
Também já encontrei a leiteira para o próximo chá (que ainda não há previsão de realização)
17 comentários:
Acho que uma pilha de sal é um monte de sal... não gosto nada de comida muito salgada.
Este rancho deve ser bem bom!
Beijinhos.
Um prato ideal em tempo de vindimas! :-)
Não conhecia a versão com bacalhau, mas adorei!
PS: costumo queimar o leite-creme com o maçarico do meu marido...
este rancho deve ter ficado uma maravilha.
e esse queimador de leite creme é igual ao que a minha mãe tem, também levamos montes de tempo á procura para comprar um e encontramos numa ocasião que fomos ao Porto....
Rancho de bacalhau é tão bom, e então com massinha integral, melhor ainda.
Evolui de um queimador de leite creme daqueles que aquece no fogão para um igual ao teu, mas agora prfiro o maçarico. (Adoro leite creme), tenho uma receita no Tachos.
Beijocas
achei a ideia de rancho de bacalhau super-original, confesso que nunca tinha ouvido falar. Com grão também deve ficar bom, não achas?
k original,nunca me lembrei dessa...a experimentar sem dúvida...bjokas
Uau!! Que prato mais saboroso!! Adorei o queimador! :)
Que delícia, e este queimador é bem prático né ;) abraços.
Que receita original.. Deve ter ficado muito boa!
Gostei... e da tarte de vegetais lá de baixo também gostei muito.. E da cozinha azul!
Minha Netinha esse rancho tinha chegado para mim pior é que salgado não.um bjs Natércia...
Também nunca tinha ouvido falar de rancho de bacalhau. É uma boa opção! Nunca fazia leite creme porque não tinha queimador e adoro e, para mim, leite creme sem a parte queimadinha não vale. Hoje mesmo fui procurar na mimha despensa uma panela e encontrei, numa caixa fechada, um queimador bem antigo que deve ter sido da minha mãe!! E é parecido com esse mas em forma de flor!! :))) Um dia destes vou, por fim, fazer um leite creme!!! E vou postar, prometo!! :)
rANCHO faz-me lembrar comida forte, coisa de homens, que se costuma dar na tropa.Mas este de bacalhau não é "tão pesado".
Cá em casa gostamos bastante de bacalhau.
Receita que vou experimentar
boa semana
Tem um aspecto delicioso, fiquei cheia de vontade de provar! Adoro rancho e esta versão mais leve deve ser fantástica! :)
Queimador de leite creme... menina, esse ainda não vi por aqui ainda.
Eu queria um queimador de leite creme igual ao seu.
Estive o fim-de-semana passado na Feira da Luz em Carnide e comprei um.Mas é daqueles artesanais,tenho que aquecer no fogão.
Mas ainda não experimentei.:(
Mas que delicia querida Anette... adorei esse rancho. Nunca provei mas de certeza que deve ser uma delicia. Vou ter de fazer eheh
Beijinhos linda ;-)
Hum, calha mesmo bem neste dia chuvoso.
Hápraí um restinho pra mim?
Bjs
Enviar um comentário