Um regresso com agradecimentos e uma Sopa de Miso

Mais um regresso e como em todos os anos, sempre a pedalar até ao final do ano. 

E agora, e perdoem-me o tempo que demorei até o fazer, um agradecimentos muito especial a todos os que deixaram mensagens simpáticas no dia do aniversário do Freak Veggie. OBRIGADA!!!

Os posts posteriores a esse dia foram agendados à pressa e sem grande tempo para agradecimentos dignos como me merecem!!!

Falando um pouco das férias, que foram passadas entre Algarve, Turquia e Açores, sendo que os dias que estive nos Açores, mais concretamente na ilha de São Jorge, foram em trabalho, mas que tiveram uns momentos curtos de turismo, foram fantásticas. 

Na Turquia, estivemos em Istambul, uma cidade fantástica que me deixou viciada em Baklavas e a delirar com tantas mesquitas deslumbrantes e mercados magníficos. 

(Baklavas)

Nos Açores, e apesar de ir em trabalho assistir a um congresso que diga-se de passagem, foi interessantíssimo e onde realizei uma série de contactos importantíssimos, são sempre os Açores com uma paisagem de cortar a respiração e nesta ilha em concreto, com um queijo da ilha com 9 meses de ir ás lágrimas.

A parte negativa??? As viagens de avião, estou cada vez mais aerofobica!!! 

Quanto à rentrée, nada política, foi feita com uma refeição ligeira, com esta Sopa de Miso, Vegetais e Tofu.

Os ingredientes são quase todos congelados ou da despensa porque 2 semanas fora de casa não permitem alimentos frescos no frigorífico.

Os cogumelos chineses utilizados, foram comprados no Jumbo. E foram caríssimos, mais que não seja porque na embalagem dizia que trazia 100g de cogumelos, quando na realidade eram só 73g!!!

Estranham a massonga gigante neste caldo delicado??? Pois bem, quando foi altura de juntar as noodles, apercebi-me que não tinha nem um maço para amostra! Tive que utilizar fettuccine al fungi da milaneza, que não é nem de perto nem de longe a mesma coisa, mas que teve que dar para safar. 








Sopa de Miso, Vegetais e Tofu
Serve 4 porções

  • Cogumelos chineses secos, demolhados durante 24h 
  • 1,5lt água para a demolha
  • 1 mancheia de feijão verde congelado passado por água
  • 1 mancheia de alho francês congelado passado por água
  • cerca de 100g de tofu cortado em cubos pequenos
  • 1 c. sp de miso
  • Coentros picados q.b.
  • molho de soja q.b. (com pouco sal)
  • Sal q.b. 
  • cerca de 100g Noodles (mas que teve que ser fettuccine al fungi)

  1. Colocar a água de demolhar os cogumelos, que fica escura, ao lume.
  2. Quando levantar ligeira fervura adicionar o miso e os cogumelos e deixar cozer por cerca de 10 min.
  3. Passado o tempo, juntar os restantes ingredientes, menos a massa, e cozer por mais 5 min.
  4. Rectificar de sal se preciso for e juntar a massa cozendo segundo as instruções da embalagem. 

Pequeno aparte, que nada tem a ver com a receita nem com o restante post, mas que me deixou surpreendida: não é que o meu manjericão, depenado até à ultima folha antes de ir de ferias, com medo que morresse, está carregadinho de folhinhas novas em 2 semanas volvidas???

3 comentários:

De cozinha em cozinha disse...

Bom regresso Annete.
Já se está a sentir a falta dos bentos.
Os Açores são mesmo deslumbrantes e folgo em saber as novas do mangericão - o meu foi quase todo devorado por 2 lagartas esfomeadas. Ainda consegui salvar parte dele, vamos a a ver se entretanto recupera.
Beijinhos

Rapunzel disse...

Que saudades de ler as tuas receitas e as tuas palermices!!! Bem vinda e espero que estejas com as baterias carregadas :)

horticasa disse...

Olha! O meu manjerico morreu numa semana que ficou sozinho, ainda bem que as suas aromáticas sobreviveram.
bj eugénia