O meu primeiro Risotto!!!


Mais um fim semana emocionante a trabalhar, sábado e domingo... Só parei para ver o filme "Madagáscar". Estou morta por ver o 2º. Muito, muito bom! Adoro desenhos animados, deu para rir um pouco e esquecer as montanhas de trabalho que ainda tenho para fazer... Entretanto, e também para desanuviar, e como me desanuvia cozinhar, resolvi, finalmente fazer um risotto.
Para primeiro risotto, queria fazê-lo como manda o figurino... Manteiga, Arroz próprio para risotto, queijo parmesão, caldo, e vinho branco eram as minhas linhas de orientação, restantes ingredientes apareceram por conveniência! O caldo: o almoço foi grão de bico com bacalhau, ora, o grão foi cozido na panela de pressão 40 min., e o bacalhau com cenoura e cebola cerca de 20 min. noutro tachinho, já a pensar no risotto. Sobrou bacalhau. O alho francês e o pimento porque havia a urgência de os utilizar para não desmaiarem no frigorífico... Estavam os ingredientes achados!
Gostei. Muito cremoso, com uma textura aveludada. O próximo será de veggies. Talvez de alho francês com ervilhas tortas! Quase que lhe sinto o sabor...

Risotto do Mar (esforcei-me por tomar nota das quantidades... )
Serviu 2 pessoas
  • cerca de 1/2 lt de Caldo de bacalhau (cozi bacalhau, 2 cenouras e uma cebola)
  • 1 dl de vinho branco (quente com o caldo)
  • 1/2 Pimento picado
  • 1 Cebola picadinha
  • 1 dente de Alho picadinho
  • 1 Alho Francês cortado ao meio e depois às meias luas (só parte branca)
  • 1/ 2 posta de Bacalhau, já cozido e em lascas
  • cerca de 2 c.sp. de Manteiga
  • 200g de Camarão (calibre40/50, porque o bacalhau era pouco...)
  • 1/2 chávena de Arroz para risotto (o meu era marca pingo doce)
  • Sal
  • Pimenta
  • Pimentão doce q.b. (não gosto de pratos "anémicos"...)
  • cerca de 2 c.sp. de Queijo Parmesão (tenho-o congelado e ralo-o sempre que necessito para ser mais simples)
Comecei por pôr a a manteiga a derreter e de seguida juntei a cebola e os alhos. Quando estavam molinhos, juntei o pimento e deixei cozinhar um pouco. Depois acrescentei o camarão e o bacalhau e tapei para o camarão libertar um pouco de molho ( estava meio congelado) tipo 5 min.
Destapei, juntei o arroz e mexi bem e deixei absorver o molho que se tinha formado. Fui adicionando o caldo com o vinho branco, quente (no microondas) e temperado com pimenta e um pouco de pimentão doce aos poucos. Sempre que evaporava, juntava mas um pouco. Quando o arroz já estava quase cozido, juntei o queijo e rectifiquei de sal. Deixei evaporar mais um pouco e servi.

17 comentários:

Karla disse...

Ai ervilhas-tortas...a minha perdição...
para 1º risotto ficou lindo, ainda não me atrevi...ainda estou na fase de olhar para o pacote de ristto lá no supermercado.

beijinhos =)

Axly disse...

Menina, que estréia hein!
É tão gostoso quando fazemos tanta expectativa de alguma receita e há sucesso quando ela é feita!
Ficou lindo, o aveludado dá pra sentir daqui.
Kisss^^

anna disse...

Agora que fizeste o 1º, e saíu tão bem, sei que vais parar com os risottos...
Estou ansiosa para os ver!
Beijinhos amiga.

Um pedaço de azul... um BloGui diferente disse...

Oi... tens desafio no meu cantinho... boa semana. Bjs

ameixa seca disse...

he he Pratos anémicos.. gostei!
Eu ainda não me atrevi a experimentar :) Ficou um belo risotto!

Laurinha disse...

E que risotto! caprichou..., delícia!
Beijinhos

Natércia Ramalho disse...

Minha linda para o primeiro ficou maravilhoso!Um beijinho...

Martuxa disse...

Óptima estreia :) Ficamos à espera de mais risottos assim deliciosos.

Beijinhos

Andreia disse...

Também estou deserta para ir ver o Madagascar2 com a minha irmã!

Quanto ao risoto, sem dúvida uma excelente escolha!

Bjinhos

Anónimo disse...

Também ainda não me atrevi a fazer risotto! Talvez um dia... :D
O teu ficou com um aspecto delícioso! Bjs.

Unknown disse...

Uau, para o seu primeiro risotto esse saiu perfeito.
Parabéns.
Bjs

Mari disse...

Minha querida, tem certeza de que este risotto foi o primeiro? Uauuu, mas ficou lindo demais da conta.. uma estréia maravilhosa, parabéns!!!
Super beijo..

Eli disse...

E ficou perfeito em?! Bem molhadinho e cremoso, delícia!

www.saboresdalica.blogspot.com

Nysa disse...

agora já nao vais parar ;-))) ficou bem cremoso! fico à espera do próximo!!! beijocas

Emília disse...

Eu ainda não fiz, mas tenho muita vontade de tentar! O seu ficou maravilhoso!
Beijinhos

Nani disse...

Menina eu amo risoto, mas lá em casa sou a única. O seu ficou divino, parabéns!
Beijos e ótima semana!

Odete disse...

Risotto de frutos do mar eh tudo de bom.

Bjs