Páginas

Piza de Brólicos



Se há verdurinha verde (como dizia um empregado de mesa) que eu gosto, são os bróculos, ou brólicos, para os amigos... Adoro!
Quando estive de férias no Brasil, fomos a um rodizio de piza, no qual comi uma piza de brólicos divinal! Tentei fazer em casa, mas não ficou da mesma forma, talvez porque a minha não tenha levado catupiry, um tipo de queijo óptimo! Os brólicos também são diferentes, de aspecto e sabor, são mais amargos e mais estreitos.
Em todo o caso, gostei da minha experiência e vou voltar a repeti-la, ó se vou!
  • Um ramo de bróculos partido em raminhos pequenos (cozidos a vapor na minha máquina nova!!!!)
  • Uma base de piza ( ou pão pitta integral)
  • Alho picadinho
  • Fatias de queijo mozzarela
  • Sal
  • Pimenta
  • Orégãos
Comecei por fritar ligeiramente o alho no azeite, salteei depois lá os bróculos, acrescentando sal e pimenta. Transferi para a base, os vegetais, acrescentei o queijo e os orégãos, e levei ao forno até o queijo derreter.
Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito bom!
Quero pedir desculpa por não vos ter andado a visitar, mas estou muito limitada quanto ao tempo de utilização da net... E para a semana não vou puder sequer entrar até vir a placa de rede, snif, snif...
Beijinhos e até ao próximo post que já será em 2008, não sei é em que dia... Este será o último post do ano velho, com uma das minhas comidinhas preferidas!

BOM ANO 2008!!!




BOM ANO CHEIO DE SAÚDE, PAZ, AMOR E DINHEIRINHO NO BOLSO!!!
Muito obrigada a todos os que visitaram a cozinha Freak da Anette! Já viram o nº de visitas??? Fiquei abismada e maravilhada!
Adorei percorrer este ano convosco, blogueiros e visitantes do meu coração! Espero que o próximo ano seja tão bom ou melhor do que o que está agora a acabar, sempre na vossa companhia, claaaaaaaaro! A única coisa de que me arrependo é de só ter criado o blog em Agosto... Já viram o tempo perdido sem vos conhecer??? Que desperdício...
Boas comidinhas!

Desafio

A amiga Romy lançou-me o desafio de responder a este questionário:
O que te choca: A falsidade e a crueldade
O que te arrepia: A maldade
O que te excita: Muitas coisas, uhhhhh...
O que te solta: A amizade e umas caipirinhas, hihihihihi...
O que te faz rir: Os meus gatos e os animais em geral
O que te faz chorar: A crueldade e a maldade com que os idosos e os animais por vezes são tratados, filmes de animais... ( sim, sou fanática...)
O que te causa náuseas: Falta de honestidade e carácter (fico doente!!!)
O que te falta para seres feliz: Um pequeno restaurante (já está todo pensado!!!), um cão, uma quinta para plantar os meus próprios legumes e ervas aromáticas e criar bichinhos e NÃO OS COMER (os bichinhos, claro...)!!!
O que te traz infelicidade: ver os meus familiares, amigos e pessoas em geral sofrerem.
O que te magoa: A falta de consideração, a falta de honestidade e a crueldade
O que desejas: Amizade sincera, saúde, paz e amor
O que receias: A solidão
O que não queres perder: A minha honestidade e frontalidade.
O que queres alcançar: O que me falta para ser feliz...
Uma data que abomines: Acho que não tenho nenhuma...
Uma festividade que adores: Natal
Uma qualidade que aprecies numa pessoa: Carácter e honestidade.
Uma característica que abomines numa pessoa: A falta de carácter e a falta de honestidade (repetitivo eu sei...)
Uma mentira que tenhas dito: Tento não mentir, por isso não me lembro, e quando tento mentir, corre mal, para além de corar escandalosamente, parto-me a rir...
Uma nostalgia: De quando eu era uma teenager "inconciente" e não pagava impostos...
Vou ainda acrescentar o meu lema ( não faz parte do desafio original...): A verdade nunca é injusta; pode magoar, mas não deixa ferida
A seguir passo o desafio a mais 5 amigas:

MIMOCAS


A amiga do peito Anna mandou-me este mimocas. Adorei!!! Para além de adorar cozinhar e partilhar as minhas aventuras, estou adorar esta experiência fantástica de conviver com todos os que me visitam e os que eu visito. Haverá coisa melhor que comida e amigos??? Haverá com certeza, mas não passamos sem alimentarmos o corpo com comida e o espirito com amigos!!!
Este prémio segue algumas regras que são as seguintes:

1. Este prémio deve ser atribuído aos blogs que considerem serem bons (entende-se como bom os blogs que costumam visitar regularmente e onde deixam comentários).
2. Somente se recebeu o "Diz que até não é um mau blog", deve escrever um post indicando a pessoa que lhe deu o prémio com um link para o respectivo blog; a tag do prémio; as regras; a indicação de outros 7 blogs para receberem o prémio.
3. Deve exibir a tag do prémio no seu blog, de preferência com um link para o post em que fala dele.
4. (Opcional) Se quiser fazer publicidade ao blogger que teve a ideia de inventar este prémio, ou seja – Skynet - pode fazê-lo no post.
Assim sendo mando este mimocas do selo a:
Restantes amigos do peito... Temos que variar de vez em quando, são muitos, muitos mesmo, mas só podia colocar 7... Adoro saber novidades vossas e visitar-vos e ainda mais quando vem tomar um cafézinho coooooooooooom leite na minha cozinha, ok?

Bombons Especiais



As festas foram boas???
As minhas foram! Deixo-vos os bombons (de brincos) que vos tinha falado no post anterior.
Ainda sem tempo para vos visitar...

BOM NATAL!!!

(imagem retirada da net)
Cheguei!!! O regresso foi muito atribulado, com voos cancelados, atrasos e muito cansaço e nervos em franja! Já cá estamos e a tempo de festejar esta quadra em família. Estava a ver que ainda passava o Natal num aeroporto...
Passei rapidamente para vos desejar mais uma vez, um Santo e feliz Natal com muita paz amor e prendinhas, em família, ou com os amigos! Adoro esta época não pelos doces e fritos (que não gosto muito...) mas por toda a família estar junta (ou quase toda no meu caso, snif, snif, snif...), montes de barulho e confusão, na cozinha e na casa toda!!! Os cheiros, as prendas (dar e receber, uhhhhhh!!!), o fazer e arranjar tudo...
Muito obrigada a todos os que me visitaram e aos comentários que me foram deixando ao longo destas fantásticas férias. Adorei!!!!!
Agora, é que noto o bronze, e o peso! EMAGRECI 3 KG!!!(Também com aquilo que andava e com as minhas super saladinhas e buffets de legumes e feijão, pudera...).
Trouxe uma série de coisas para a minha cozinhazinha, que depois compartilharei.
Vou visitar-vos, quando as coisas estiverem mais calmas, ok? Nem estou em casa(Lisboa), sequer, vim para a Viseu. Tenho montes de trabalho para pôr dia, casa para limpar, roupa para lavar, enfim,... regresso de férias!
Vou agora embrulhar os brincos e pulseiras que fiz para dar à família, em formato de rebuçados (a comida vem sempre associada, claaaaaaaaaaro...). Utilizo: Papel de embrulho, cordel e um nadinha de fita cola. Corto 1 quadradinho de papel, 2 tirinhas de cordão. Ponho os brincos no centro, enrolo as laterias, ponho os cordões de cada lado e voilá! Rebuçado feito. A minha mãe pensava mesmo que era um rebuçado gigante. Não tirei a foto do da minha mãe mas depois mostro ( não aguento dar as prendas na hora certa...)
Acho que vou criar um blog do meu outro passatempo preferido...
BEIJINHOSSSSSSSSSSSS e cuidado com os doces... O pai natal e as amigas renas estão grogues com o açucar....

Despedida com Feijoada da Tia Liene



Hoje é o ultimo dia de férias... Amanhã começa a maratona de 1000 horas de viagem até chegar a casa...

Deixo-vos com uma super feijoada que comemos ontem. Tipicamente Brasileira! Só não tinha feijão preto porque os anfitriões não gostam. Foi com feijão encarnado mesmo. De cair para o lado!!!
Obrigada tia Liene!
Agora vamos comer uma tainha recheada grelhada.
Beijinhos e até ao próximo post que, se Deus quiser e a Tap deixar, será para a semana.
BOM NATAL!!!!!!!!!!!!!

Cozinha da Anette no Brasil: Carilada!!!



Ok, não é o indiano do supermercado asiático que aguardávamos, ainda está no contentor (e não há previsão de chegada!!!), mas safa, ó se safa!!!
Muito bom! Ao principio fiquei um pouco apreensiva quando cheirei a mistura do caril (são todos diferentes, porque são misturas de várias especiarias!) porque cheirava um pouco demais a cominhos, mas o resultado final foi fantástico!!!!
O Paizoco deu nota 10 (e olha que ele é exigente!!!)! Tem um efeito retardador, como ele diz, não se nota o picante logo, passado um bocado é que se sente um calor, mas não é muito "destruidor"... Delirou!!!
"Graças à Deus, eu vi a luiz meus irrmãos!!!"
Usei:
  • 6 sobrecoxas de frango grandonas
  • 1 cebola
  • 4 dentes de alho
  • 3 folhas de louro
  • 1/2 copo de espumante (resto de um aniversário)
  • 1 c.sp. de margarina
  • uma golpada de azeite pequena (azeite, aqui, há pouco, e o que há é caaaaaaaaaaaaaro!)
  • 1 Pimentinha baiana em conserva (A safadinha do picante quente!)
  • 1 c sb. massa de tomate (tipo polpa de tomate mas mais espessa)
  • 2 1/2 c.sb. caril
  • 2 c.sp. coco ralado
  • 1 Garrafinha de leite de coco de 200ml
  • Sal
Comecei por marinar o frango em 2 dentes de alho picados, espumante e louro.
Fiz o refogado com o restante alho e a cebola, picadinhos. Quando já estavam douradinhos, juntei o frango para corar um pouco.
Juntei a massa de tomate, dei mais umas voltas, e juntei o caril. Deixei saltear mais um pouco e juntei a pimentinha.
Adicionei o leite de coco, mais 1 garrafinha de água e 1/2 garrafinha de leite (de vaquinha) porque não havia leite de coco suficiente. Acrescentei o leite de coco e esteve a cozer uns 30 minutitos para apurar bem e o frango cozer.Juntei o sal.
Quando o molho ficou grossinho, servi.
Acompanhamos com arroz vaporizado (não compramos basmati) e banana e manga. Eles, com cervejinha, eu, com suquinho de maracujá (para variar...).

Caipicerola?



Quando não há lima, mas há vontade de uma caipirinha, fazer o quê? Testar com polpa de acerola!!!! Cor gira e sabor agradável. Faz bem, porque tem muita vitamina C, hihihihih...

O nome foi invenção do paizoco (antes que me faça pagar direitos de autor....). A experiência foi do A.

sandocha light




Nas férias, adoro jantar sandochas!!! Sempre lights, claro...

Esta tem:
  • 2 fatias de pão de centeio e linho,
  • tirinhas de pimento encarnado (pimentão vermelho),
  • 2 rodelas de tomate,
  • 1 folha de alface,
  • 1 ovo cozido
  • 1 cornichon ( mini-pepino em conserva)
Aberta em livrinho para se ver melhor...
Acompanhei com um suco/sumo de maracujá bem ácido!

Natau no Brasiu



Não tenho aparecido porque estive fora a visitar outros sítios (giríssimos e lindões!!!!!!) e não tive internet... Eu, em Blumenau, ao lado do Papai Noel (com uma canequinha de cerveja com íman para a "geladeira" na mão).

Acreditam que a primeira vez que vi um motivo de Natal, aqui, senti um arrepio de frio??? Eu cheia de calor e o Pai Natal todo aconchegado!!!! Um contraste muito interessante! E assim é o Natau no Brasiu!!!

Aproveito para deixar os votos de um Santo e Feliz Natal e um Próspero Ano Novo com saúde, paz, amor e algum dinheirinho no bolso!!!

Este ano vou testar uns sonhos de limão e quem sabe fazer um "balde de molho de chocolate para molhar os ditos lá. Fiz um ano este molho e ia apanhando uma overdose de chocolate...

Não tenho feita muita comida, mas tenho feito brincos "pa' xuxu"! As peças aqui são baratíssimas!!! Utilizei unicamente contas e o separador, o resto fiz à manita. Já colecciono 3 calos na mãozinha direita... Dóooooooooooooooooi...


Paisagens...





A pedido de muitas famílias, seguem imagens de paisagens que vou observando e absorvendo. Espero que gostem... e que consigam mostrar um bocadinho daquilo que vou vendo e vivendo!

Campo e praia do Estado de Santa Catarina nas localidades de: Serra do rio do Rastro, Lagoa de Iberaquera (Imbituba), Rio do Pouso (Tubarão), Farol de Sta. Marta (Laguna)...

É pena não conseguir-vos mandar o cheiro, nem calor (e o vento!!!)...

Almoço BRONZEADOR


O Almoço de hoje é dos meus preferidos, feijão com farofa, claaaaaaaaaaaaaaaaro... E beterraba e cenoura, raladinhas, com limão e azeite, uhhhhhhhhhhhhhh... Faz bem, sabe bem e dá uma corzinha à pele...
Acompanhei com um suco/sumo de maracujá. Ácido!

Churrasquinho!!!



Jantar de domingo à noite? Churrasquinho!
O pissoal comeu vaquinha (snif, snif...) e eu comi frango. Havia também salada de batata com maionese de limão (maravilhosa, esta maionese, tenho que a encontrar em Portugal!!! Adoro limão, já tinha dito? Para aí umas mil vezes, não?) que eu não comi, porque preferi feijão com farofa, também adoro feijão... Feijão é muito do bom!!! Comia-o a todas as refeições, lanches e tudo!!!
Acompanhei com um suco/sumo de abacaxi.
Ainda não fiz comidinha nenhuma... A não ser meus sandubas/sandochas do jantar. Estamos a aguardar a libertação de um contentor que o meu pai mandou de Portugal para cá, com vinho, electrodomésticos (caaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaros aqui!!!!) e o mais importante: bacalhau e caril (do supermercado asiático)!!! Aguardo uma carilada de camarão ansiosamente, espero que me corra bem porque vai provar um montão de gente... Depois mostro. Beijiiiiiiiiiiiiiiiiinhos!!!
Esqueci-me de contar que fomos a um rodizio de pizzas... Ia morrendo... O que vale é que todos os dias ando "pa' dédéu"! Não tirei fotos...

Meus pés adoram!!!



Se há coisa, que eu calçava e ia andando até ao fim do mundo, era com as minhas Havaianas. Já comprei 4 pares! Em Portugal são caríssimas!!! Acho que me vou ficar por aqui... Acho...

VAQUINHA, YUHUUUUUUUUUUUU...



Não são uns amores???? Adoro vaquinhas!!! Tem um montão por aqui! Praia de um lado e vaquinhas do outro!!! Já viram bem o narizinho e os olhinhos???

Vou mostrar de perto:


Esta vaquinha estava num pasto, ao pé das termas do Rio do Pouso. Tomámos banho na piscina coberta, com água termal, com a chuva a cair ao lado... Muito agradável! Tudo verdinho à volta, com vaquinhas ao longe... E à noite, churrascada! Comi frango, claro... Jamais em tempo algum voltarei a comer carne de vaca... E já lá vão 5 anos sem lhe tocar!

Biscoitos MARAVILHOSOS



Não consegui resistir... Vim mostrar uns biscoitos maravilhosos que comi hoje!!! São de amendoim (mais quadradinhos) e de Goiaba (canudinhos). Não são muito doces (para o meu gosto os docinhos brasileiros são um pouquinho doces demais, em compensação os salgados são d-i-v-i-n-a-i-s), e vieram de uma loja de produtos naturais (sim, até aqui eu persigo-as!!!).
Não vou falar que a água do mar é morna, nem que a fruta é m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a, porque senão vocês matam-me...
JURO QUE QUANDO CHEGAR A PORTUGAL E VOLTAR À ROTINA HABITUAL, VOU COMENTAR TUDINHO NAS VOSSAS COZINHAS, OK? Não dá tempo... Muitos amigos do peito para visitar, e não seria justo ir a uns e não ir a outros...
Apetece-me sempre mandar beijinhos, porque será???

Cheguei!!!



Correu tudo bem, graças a Deus e à TAP, que me serviu almoço e snack como reservado com agência de viagens ( avisaram-me que a apesar de a refeição vegetariana ter sido pedida, podiam não servir... e num voo de 10h, estavam a ver a fominha que ia passar se me servissem porco ou vaquinha, imaginam. Deixo as fotos só do snack porque não me lembrei de tirar do almoço. O A. disse que preferia o meu ao dele (rissol de vitela!!!)
Já passeamos hoje bastante e o jantar vai ser mariscada. O almoço foi um buffet.
Vou sair agora...
Beijinhos

Tou indo...



Faltam precisamente 34h para embarcar para o Brasiu!!!! Não sei se fique contente ou triste (com o tempo que falta claro...) porque ainda não tenho mala feita, (nem pensada!), tenho a casa que é uma confusão só, de papeis, dossiers, roupa lavada por dobrar, louça... Tipo caos! Tenho ainda montes de trabalho para despachar, telefonemas para os meus clientes a desejar as boas festas e as boas entradas, enfim, acho que vou ficar louquinha... Só vou respirar fundo já dentro do avião e depois de levantar, porque até lá vai ser um sufoco... 5ª feira vou dormir à pressa como diz o meu paizoco porque tenho vôo cedo 6ª, aliás, acho que nem vou dormir, com o stress todo...

Como tinha prometido aqui estou para me despedir, aliás, só um até já, porque vou continuar a dar noticias e quiçá a postar receitas!!! Não aguento meeeeeeeeeeeeeeeesmo ficar longe de vocês, da cozinha e deste cantinho. Muito obrigada pelo apoio que me têm dado e pelas visitas que têm feito! Agora falta a 2ª parte da promessa: ir-vos visitar antes de partir... Espero conseguir! Nem que seja deixar uma beijoca repenicadissima e um abraço apertadoco, por isso não estranhem, OK? A Anette às vezes é mesmo freak...

Meninas de São Paulo e arredores, desta vez vou só fazer escala, mas para a próxima, quero-vos conhecer todinhas, até porque não é todos os dias que nos vemos, certo???

Estarei, se Deus quiser e a TAP deixar, dia 23 de volta a Portugau, para passar o natal com o resto da familia. O primeiro Natal (avançado e meio fora de época mas que me vai saber pela vidinha) no Brasiu, o 2º cá.

Prometo trazer fotos e contar as novidades, ok?

Até jáaaaaaaaaaa...

Peixinhos da horta em familia


Peixinhos da horta em familia, porque deveriam ser fritos vagem a vagem mas quando a fome é muita, ficam aos pares e às familias!!!
A-d-o-r-o peixinhos da horta, e apesar de ter regressado de um fim de semana, já com cheirinho a férias, e de ainda ter limpo a casa toda ( 6ª embarco para o BRASIU, Florianópolis, e regresso dia 23 de Dezembro!!!), ainda ganhei coragem para tirar fio, cortar, cozer, empolmar (passar pelo polme...) e fritar estes peixinhos da horta!!!

Souberam-me pela vidinha, porque já me andavam a apetecer há montes de tempo...

Os peixinhos da horta (vagem empanada e frita)
  • Feijão verde (vagem)
  • 2 ovos
  • 100g farinha de trigo integral
  • 100g farinha de trigo
  • Leite (se o polme ficar muito grosso)
  • óleo de amendoim
  • sal
  • Alho em pó
  • pimenta (moida na altura)
Comecei arranjar o feijão verde, tirei os fios laterais e cortei-os ao meio (eram muitos compridos...), depois cozi-os em água com sal até ficarem al dente. Escorri-os e deixei-os arrefecer enquanto fazia o polme: Juntei as farinhas, os ovos, o alho em pó, a pimenta e umas pedrinhas de sal. Juntei também um pouquinho de leite porque os ovos eram pequenos e o polme estava um pouco denso demais. Passei o feijão verde pelo polme e fritei em óleo bem quente.
Continuo cheia de trabalho, por isso esta deve ser a ultima receita publicada até ir de férias...

AINDA CÁ VENHO DESPEDIR-ME DE VOCÊS! E fazer a ronda nas vossas cozinhas que não tenho tido tempo de aparecer...

Bolonhesa de Soja


Muito obrigada pelas vossas visitas e comentários... Eu tenho sido uma mazona... Vou vendo as novidades, mas por falta de tempo não tenho conseguido comentar nem sequer tenho cozinhado!!! É incrivel, mas é verdade... Tenho utilizado as abençoadas refeições que tenho congelado...
Ainda por cima para a semana vou de férias e amanhã vou passar o fim-semana fora... Estão a ver o stress não estão???
Tirei um tempinho para fazer esta bolonhesa que já há imenso tempo me andava a apetecer. Era para acompanhar esparguete integral mas o A. fez uma tachada de arroz e para aproveitar...

Com estes magnificos:

  • Soja granulada hidratada em água a ferver 15 min.
  • 2 Cebola cortadas às meias luas
  • 4 dentes de alho
  • Azeite
  • Ervilhas cozidas
  • cogumelos enlatados (não tinha dos naturais, que prefiro 1 milhão de vezes ao qudrado...)
  • Polpa de tomate
  • Uma golpada de vinho branco
  • Louro
  • Orégãos
  • Pimenta
  • Sal
  • Pimentão doce

Fiz:

Comecei por bronzear a cebola e o alho no azeite. Depois juntei as ervilhas, os cogumelos e o louro e deixei saltear um pouco. Acrescentei a soja e salteou mais um pouco. Acrescentei depois a polpa de tomate, os orégãos, o vinho branco, a pimenta, o pimentão doce e o sal e deixei estufar cerca de 25 min, mexendo de vez em quando. Acho que nunca me tinha corrido tão bem! Deve ser da falta de cozinhar...

Olhem o que eu ganhei de uma amigona... OBRIGADA SOFIA!!!
Uma forma de silicone com chaminé que eu já tanto procurei... Miúda, quanto à cor não ser azul, não te preocupes, também gosto desta, muuuuito!

Vou implantar estantes... alguém me quer dar uma ajudita??? Nem que seja moral...

Gratinado de Veggies



Sem grande apetite, resolvi fazer este gratinado de veggies para o almocinho de domingo. Acompanhei com arroz integral que a mãezoca tinha feito e que estava uma especialidade!
Os veggies utilizados foram comprados na 6º feira numa grande superfície, e escolhi-os de uma forma completamente aleatória (como sempre...), passei por eles, achei que tinham um aspecto inacreditavelmente fantástico, tirei-os para o carrinho e pensei, depois logo vejo o que faço com eles!
Adoro grandes superfícies, mercados, tudo o que tenha comida... Os alimentos, principalmente os legumes, as massas e os pães (e os chocolates...), são os que mais gosto ver, com as suas formas, texturas e misturas de cores... São simplesmente maravilhosos... Adoro fazer "excursões" a supermercados ou mercados quando estou fora ou dentro do país. Estou morta para ir ao Brasil por causa da fruta! E de outras coisas claro... Já falta pouco... Ai, ai...
O almoço:
  • 2 Courgettes cortadas às rodelas
  • Cogumelos frescos fatiados
  • Rebentos de soja
  • 1 Cebola picadinha
  • 2 Dente de alho picadinho
  • 4 Ovos
  • 1 Pacote de natas de soja light
  • Azeite
  • Molho de soja
Comecei por refogar a cebola e o alho no azeite. Acrescentei depois os cogumelos e deixei-os saltear um pouco. Saltaram depois as courgettes e os rebentos. Acrescentei o molho de soja e deixei cozinhar um pouco, depois transferi tudo para um pyrex e reguei com a mistura dos ovos com as natas. Levei ao forno cerca de 25 min., a 210ºC.

Bolo de atum com caril e passas?



Não sei como chamar a esta confusão de ingredientes... Tem caril, tem tomate, tem passas, (siiiiiiim passas! Para cortar a acidez do tomate ) e iogurte. Não tem mais nada de estranho porque o frigorifico não tinha e a arca não deixou!
Apesar da conjugação estranha, confesso, ficou muito interessante o contraste e a mistura de sabores. Ficou bom! Comi só uma pontinha de uma fatia com uva passa (não tinha chouriço!!!) , para testar, e além disso não queria "matar" o A., coitado... Vim hoje para Viseu e só regresso 4ª feira a Lisboa, como tal deixei-lhe comidinha feita. Ele orienta-se mas não gosto de o deixar "desamparado" de comida...
Já agora... O A. gostou!!!

Utilizei:

  • 2 cebolas cortadas em meias luas
  • Azeite
  • 4 tomates picadinhos (inteiro, com grainha, pele e tudo e tudo e tudo, porque faz bem...)
  • 1 folha de louro
  • Resto de um chouriço (perdido há meses no frigorifico) cortado aos bocadinhos
  • 2 latas de atum em azeite
  • 1 c.sp. caril em pó (mistura já pronta)
  • Sal
  • Passas (para cortar a acidez do tomate)
  • Salsa picada
  • 1 c.sp rasa de açucar amarelo ( também para cortar a acidez do tomate)
  • 1 cháv. de farinha de trigo
  • 1 cháv. de farinha de trigo integral
  • Fermento
  • 2 ovos
  • 1 iogurte natural
  • uma golpada de azeite (pequena)
  • sal

Comecei por refogar a cebola no azeite. Juntei o chouriço. Acrescentei, depois, o louro, a salsa, o sal e o tomate que cozinhou até se desfazer. Adicionei o caril, o atum, escorrido, mais as passas e o açúcar. Estufou um bocado até ficar quase sem molho. À parte, juntei as farinhas, e o fermento. Adicionei os ovos batidos com o iogurte e a golpada de azeite. Depois, misturei o recheio. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 45 a 50 min, em forma de silicone.

Depois de frio, cortei em fatizinhas para congelar, como mostro na foto acima. Acompanha bem uma salada ou um arrozinho de qualquer veggie.

Uma pequena brincadeira...

Creme de banana com canela e limão - O culpado...



Este creme é o grande culpado do bolo de banana!
Adoro, é também ultra rápido e ultra-bom... Minha sobremesa de hoje!!!
Aconselho, a quem quiser testar, a comer com o pauzinho de canela a servir de colher (isto para os mais fanáticos, como eu, por canela...).
Utilizo: 1 banana (de preferência madura),1/2 limão pequeno em sumo,canela a gosto
Bater tudo com a varinha mágica (liquidificador), et voilá!
Peço desculpa pela receitas tão simples e rápidas, mas o tempo é pouco e o delirio/amor por cozinhar é muito, por isso para conseguir fazer tudo, tem que ser assim: ultra rápido!

Salsichas de soja com couve lombarda salteada



Pouco tempo, comida rápida...
Sempre faço esta couve lombarda que eu tanto gosto!!!

Como fiz esta refeição ultra rápida??? Fácil!

Cortei em juliana uma couve lombarda, 2 cebolas em meias-luas, e salteei tudo em azeite. Acrescentei molho de soja e sal e deixei saltear mais um pouco até a couve estar "cozida" mas sem estar mole.

Quanto às salsichas, bem, foi o mais complicado... Numa frigideira anti-aderente juntei uma nozinha "piquena" de margarina e deixei-as bronzear...

Tudo pronto em 15 min. no máximo.
Vou voltar à minha saga, no trabalho...

Lulas de fricassé com puré de veggies



Mais uma para aproveitar veggies!


Para o Fricassé de lulas

  • Lulas
  • Sumo de 1 limão
  • Salsa picada
  • 1 Cebola picadinha
  • 2 dentes de alho picadinhos
  • 2 gemas
  • Azeite
  • Louro

Fazer um refogado com o azeite, a cebola, o alho e o louro. Acrescentar as lulas e estufar. Quando as lulas estiverem cozinhadas acrescentar sal, as gemas com o sumo do limão e a salsa picadinha.Rápido, não?


Para o Puré de veggies

  • 2 courgettes cortadas às rodelas (com casca)
  • talos de couve (congelados de aventuras anteriores...)
  • 2 batatas
  • 5 cenouras cortadas às rodelas
  • 2 cebola cortadas em meias luas
  • 2 dentes de Alho
  • 2 c.sp. Molho de soja
  • 2 fatias de queijo de cabra
  • Noz moscada
  • Limão
  • Sal
  • Azeite
Começar por cozer as batatas e os talos da couve. Saltear os restantes legumes e juntar o molho de soja e sal. Reduzir tudo a puré, juntamente com o queijo. Rectificar temperos, e adicionar a noz moscada e o sumo de limão.
Peço desculpa pela escrita telegráfica, mas estou muitissimo atrapalhada com trabalho...

Bolo de banana, iogurte, limão e frutos secos



Gostei tanto deste bolo que experimentei acrescentar mais umas coisinhas...

Usei desta vez a forma de bolo inglês.


Ingredientes:

  • 2 bananas
  • 2 ovos
  • 1 iogurte natural ( não tinha de aroma de banana)
  • 1/2 chávena de óleo de amendoim
  • 1 chávena de açucar amarelo (ruptura de stock da frutose...)
  • Sumo de 1 limão
  • 1c.sp. de canela
  • 1 cháv. farinha de trigo
  • 1 cháv. farinha de trigo integral
  • 1c.sp. fermento rasa
  • 1 punhado de nozes
  • 1 punhado de banana seca
  • 1 punhado de uva passa

Preparação:

Pre-aquecer o forno a 180ºC.
No copo misturador da varinha mágica (liquidificador), bater as bananas, o açucar, e os liquidos.
Juntar às farinhas, ao fermento e à canela. Misturar os frutos secos e levar ao forno cerca de 45min.


P.S.- Aos anónimos que afinal têm nome (ou são heterónimos da erva daninha, se bem que não escrevem tão fluida e correctamente...): Amigos do escárnio e maldizer, se vos serve de terapia virem aqui, estejam à vontade! Mas, como devem calcular... Só entra na minha cozinha quem eu quero!

Soja à brás com esparregado de espinafres


Antes de mais queria agradecer a todos que por aqui passaram e os comentários de apoio que me deixaram!

Existem pessoas que nem se apercebem das barbaridades que escrevem, não se expõe, mas acham que tem direito de criticar... Enfim... Não vou mexer mais que já cheira mal!!!

Nada melhor, que vos apresentar uma das minhas comidas preferidas, VEGGIE, e com VEGGIES, para começar bem a semana:

Para a soja

  • Granulado de soja hidratada em água a ferver
  • 4 talos de alho francês (parte branca) cortado às rodelinhas fininhas
  • azeite
  • 3 ovos batidos
  • Salsa picadinha
  • Pimenta
  • 2 c.sp. de molho de soja
  • Sal

Saltear no azeite o alho fancês até ficar molinho. Juntar a soja (bem escorrida) e estufar um pouco. Acrescentar depois o molho de soja e mexer bem. Adicionar os ovos com a salsa, a pimenta, e o sal. Mexer até os ovos cozerem ligeiramente. Servir acompanhado do esparregado ou qualquer outro acompanhamento.

Esparregado de espinafres

  • Espinafres congelados
  • 1c.sp. farinha de trigo
  • 1 c.sp. farinha de trigo integral
  • Vinagre a gosto
  • Alho a gosto muito picadinho
  • Sal
  • 4 c.sp. de azeite
Colocar os espinafres no microodas sem água, até descongelarem (mas sem ser no modo de descongelar, porque assim vão cozendo...). Depois desta operação, passar os espinafres pela varinha mágica (liquidificador) até ficarem em puré.
Numa frigideira, colocar o azeite e os alhos para fritarem um pouco. Adicionar o puré dos espinafres, deixar saltear um pouco. Juntar o vinagre, as farinhas e temperar de sal.

Mais uma fácil, rápida, e para mim, claro, boooooooooooa!

Ao Sr(a). Anónimo(a)

Os comentários anónimos voltam a atacar...
Peço desculpa a todos os que me vêm visitar, mas se há coisa que me faz confusão são mal entendidos e pessoas cobardes... Se é para atacar, ao menos mostrem-se...
Como não posso tratar disto de outra forma porque não tenho como responder por mail ou via comentário, vejo-me forçada a esclarecer desta forma!
Um breve esclarecimento a quem não assina e parece ser um pouco, como hei-de dizer... Inculto!
A palavra VEGGIE, tanto pode significar VEGETAL como VEGETARIANO!
Aliás, se vir a breve descrição do meu blog diz que se trata de um blog de comidinhas verdes e não só!
O que pressupõe que apresentarei várias receitas com ou sem carne, mas que maioritariamente serão sem carne, porque de facto adoro animais e me custa comê-los, mas isso é outra história... Estive 4 anos e tal sem comer carne mas por indicação médica (deu-me a escolher...) recomecei apenas pelo frango e perú.
Agradeço que todos os comentários sejam assinados porque de facto, isso sim demonstra honestidade, coerência e carácter!
Tenho dito!

Frango grelhado com arroz de mil veggies



Pecado da carne (coitadinho do franguinho...) temperado com cominhos, limão 2 c. sp. de azeite e alho. Grelhado.

Arrozinho com mistura de veggies congelados mais uns quantos que andavam perdidos no frigorifico (milho, feijão, feijão verde, couve lombarda, vários pimentos...)

Anda-me a custar a comer o frango e peru, outra vez ( a unica carne que consigo comer depois de ter regressado ao mundo do crime animal...) qualquer dia deixo outra vez de comer carne!!! É uma perninha de um bichinho que eu comi... Que horrorosa que eu sou... Desculpem-me todos aqueles que comem bichinhos mas isto é mais forte do que eu... Não critico quem o faz, mas eu sinto-me mal comigo própria...

Ainda por cima o Óscar põe-se pendurado no meu braço como se estivesse a delirar e ainda me faz sentir pior...

Bolo de banana com iogurte, limão e canela



Uma experiência inacreditavelmente bem sucedida!
Isto porque mais uma vez peguei na minha receita base de bolos e juntei a banana, o iogurte e limão e ficou muuuuuuuuito bom! Sim, porque a canela está presente em 99,99999...% dos meus doces...Vou cortar em fatias milimétricas para poder comer todos os dias, sem me preocupar com a linha. (Aquela gigante da imagem era só para a foto, hihihihi...)


Já andava para fazer um bolo de banana há imenso tempo, porque adoro bolos de banana mas não queria fazer daqueles que se tem que cortar tudo direitinho e fazer o caramelo, simplesmente porque detesto caramelo, até me enjoa, porque um belo dia quando a Anette era mini, lembrou-se de comer de empreitada uma serie de caramelos... Estão a ver o enjoo depois, não estão??? Até hoje e acho que até ao final dos meus dias...
Fui de propósito comprar bananas e o iogurte com aroma de banana (porque é que os Srs. dos supermercados são uns chatos, e não nos deixam trazer só um iogurte, temos que trazer 4??? Lá tive que andar a fazer um choradinho ao Sr. que lá estava para me deixar separar um iogurte do resto da familia... O homem deve-me ter achado tão infeliz que ele próprio separou o iogurte...Vou-lhe levar uma fatiazinha de bolo...
A ideia dos ingredientes surgiu-me porque adoro comer banana esmagada com montes de sumo de limão e canela, é óptimo!!! Não como é tantas vezes como gostaria... O iogurte serviu para substituir o leite e a quantidade de ovos.

Ingredientes:
  • 2 bananas
  • 2 ovos
  • 1 iogurte aroma de banana
  • 1/2 chávena de óleo de amendoim
  • 1/2 chávena de frutose
  • Sumo de 1 limão
  • 1c.sp. de canela
  • 1 cháv. farinha de trigo
  • 1 cháv. farinha de trigo integral
  • 1c.sp. fermento rasa
Preparação:

Pre-aquecer o forno a 180ºC.
No copo misturador da varinha mágica (liquidificador), bater as bananas, a frutose, e os liquidos.
Juntar às farinhas, ao fermento e à canela. Levar ao forno (viram, não tive que enfarinhar, nem engordurar nenhuma forma, ó coisa boa...), cerca de 45min.

Estreei a forma nova de bolos, de silicone!!! O bolo ficou lindão!

Sr. Forno... ME AGUARRRDE!!!


Adoro instrumentos de cozinha, de silicone, como já vos tinha contado, por isso comprei imensos quando os apanhei à venda a um preço bastante interessante!
Comprei a duplicar da forma rectangular, 2 tapetes (que estão por baixo das forminhas de várias cores), para bolachas, calzones, pizas... E 24 forminhas das de várias cores para queques e muffins!!! Estou tão conteinte... Sr. Forno, ME AGUARRRDE!!!

Pataniscas de Veggies


Antes de mais quero agradecer a todos os amigos que me deixaram mensagens de apoio relativamente às minhas experiências com os muffins! Uns amores, vocês!
Depois queria pedir desculpa por não ter aparecido nas vossas cozinhas, mas não tenho tido tempo nem tenho feito comida. Já andava a "ressacar" do vicio de cozinhar... E hoje, que finalmente tive uma aberta, cá estou! Fiz novamente as pataniscas de Veggies. Desta vez há fotos e receita! Os liquidos são a olhómetro... Mais uma vez, aprovadissimas!!! Devia ter levado isto para o piquenique...

Ingredientes:
  • 4 c.sp Farinha de trigo
  • 2 c.s. Farinha de trigo integral
  • Leite
  • 2 ovos
  • 1 golpada de vinho branco
  • Sal
  • 2 Cenouras ralada
  • 1 Pimento aos cubinhos
  • 1 Cebola aos cubinhos
  • Salsa picadinha
  • Óleo de amendoim para fritar
Preparação:
Misturar as farinhas, os ovos e os liquidos até ficar com uma consistencia mais ou menos espessa(não consigo explicar... a minha nunca fica exactamente igual...) depois adicionar os veggies e o sal, e mexer bem. Deitar colheradas e fritar em óleo bem quente.
Experimentei pela primeira vez, óleo de amendoim e adorei. Aproveitei a promoção e ainda bem! É mais caro comparativamente a outro tipo de óleos mas é bastante mais saudável... Experimentem!
Comprei diversas formas de silicone!!! Adoro instrumentos de cozinha de silicone são sempre tão práticos, não são??? Para além de também serem muito mais saudáveis porque não se tem que utilizar gordura. Esta semana ainda os mostro.

Voltei!!! As receitas dos muffins...

A Forma utilizada é a que está na foto.
Amigos blogueiros... Devo confessar que as experiências não correram muito bem... E o aspecto também não foi dos melhores, como alguns de vós também concluiram.

Quando publiquei o post não tinha provado nenhum muffin... Para variar, achei importante inovar e experimentar uns bolinhos, quando os ia dar a provar a pessoas (no jantar) com quem não tinha grande confiança, para acompanhar o café (só levei os de cenoura!). No piquenique não houve grande drama, porque a comida era taaanta (dos outros familiares, nem sei porque levei..) que quando foi a vez dos meu muffins, já toda a gente estava satisfeitinha (e não foi pelo aspecto que não comeram... Foi mesmo pelas queijadas de requeijão maravilhosas que havia, que eram de ir ao céu e voltar... E das outras mil sugestões salgadas que havia...) em todo o caso, não provaram na altura, mas levaram para provar em casa. (Coitados...)

Os muffins de café com avelãs, tinham café em pó (nescafé) a mais, o que fez com que ficassem amargos.
Os muffins de camarão com macedónia, levaram molho de soja a mais por isso ficaram muito escuros e ligeiramente salgados ( e experimentei uma receita de massa que nem a vou publicar porque não gostei muito, ficou um pouco seca).
Os de cenoura, côco e nozes, foram os que escaparam. Ficaram bons!
Mas a primeira fornada ficou pequenissima porque usei uma forma de silicone também pequena e enchi-a pouco. As seguintes já foram bem atestadinhas...

Fiquei triste, de facto, porque eu não faço comida porque sim, por fazer... Faço porque adoro e deliro e quando uma experiência me corre mal (neste caso 2!!!) Desmoralizo... Ñem precisei de ouvir criticas (porque gosto de ouvir reacções!) porque eu própria me andei a auto-flagelar... Para compensar e porque precisava de ter uma experiência positiva, no dia a seguir, fiz umas pataniscas (sem bacalhau...) de cenoura e pimento verde que adorei e acompanhei com um arrozinho integral de veggies que também estava bastante bom. Não tirei foto porque já era tardissimo e queria era ir dormir... Paizoco, obrigada pelas bocas da foto, de facto mais valia ter ficado quieta a fazer brincos!

A receita dos muffins de cenoura, côco e nozes é metade da receita já publicada do mesmo bolo.
A receita dos muffins de café com avelãs é a outra metade do bolo de cenoura (mas sem a cenoura, o coco e as nozes e com maior quantidade de frutose...).
Cozeram a 200ºC., cerca de 15 min.
Prometo que voltarei a postar as receitas, mas melhoradas! Não desisto dos muffins de café!

Peço desculpa pela resposta tardia mas estive em trabalho pelo alentejo.

Experiências com muffins...



Da esquerda para a direita: Café e avelãs, macedónia com camarão e molho de soja (por isso está escuro...) e cenoura, coco e nozes. Mais uma experiência à espera de reacções e eu em aflições...
Para um piquenique e um jantar... Peço desculpa mas mais tarde postarei as receitas respectivas porque já estou atrasadissima e ainda tenho que me ir a arranjar!

Lasanha de Veggies com frango. A primeira!!!



Para primeira lasanha feita pela Anette, até não correu mal, não fosse o orçamento que estava a fazer simultaneamente, me ter distraido na "cor" da bichinha... A foto também não a favoreceu muito...
Com uns bifes de frango que estavam perdidos na arca, uma couve lombarda gigante que estava mais para lá do que para cá, 2 cenouras e 1 courgete, fiz a festa!

Estava boa de sabor, foi pena foi ter ficado uns minutitos a mais no forno a bronzear...
Estava cheia de medo desta experiência, porque por vezes a couve liberta água, mas ficou bem.
A lasanha tinha uma molhanga cremosa e óptima, por causa do molho branco com cebolada que costumo fazer sempre que tenho que utilizar este tipo de molho. ( Nasceu de uma invenção com uns bifes de cebolada que estavam com um molho um pouco rarinho, há uns anos atrás! Juntei leite com farinha fria ao molho para engrossar um pouco. Adorei a combinação do molho misturado com a cebola e de há uns anos para cá faço sempre assim o meu molhinho branco!)
O pyrex era rés vés campo de ourique às folhas de lasanha. (Ou seja cabiam na perfeição...)
As folhas da lasanha não eram pré-cozidas por isso não deixei o molho muito grosso ( já me tinham acautelado...), Ok?
Acreditam que já ando para fazer lasanha há para aí uns 6 anos????? Incrível, mas valeu a espera...

A receita:
  • Folhas de lasanha
  • Bifes de frango cortados às tirinhas
  • limão
  • Sal
  • Alho em pó
  • 1 courgette ralada
  • 2 cenouras raladas
  • 1 couve lombarda cortada em juliana
  • 2 cebolas cortadas em meias luas
  • 3 dentes de alho picados
  • Azeite
  • 1 litro de leite
  • 3 c.s. de farinha
  • Cominhos em grão
  • Noz moscada
  • Salsa
  • 1 folha de Louro
  • 1/2 copo de vinho branco
  • Fatias de queijo (não tinha queijo ralado...)

Comecei por marinar o frango no limão, cominhos, alho e sal. Ralei entretanto os legumes, e preparei a cebola e o alho. Levei a fritar levemente o frango, e quando já estava com uma corzinha, retirei-o da frigideira ( enorme para caber tudo!!!). Juntei a cebola e o alho. Quando já estavam cozinhados e levemente douradinhos, retirei metade para juntar ao molho branco. Adicionei os veggies à outra metade da cebola e cozinharam destapados com vinho algum tempo. Depois, voltei a colocar o frango, deixei estar mais uns minutinhos, e comecei a tratar do molho branco. Juntei o leite à farinha, bati com a varinha mágica (liquidificadora, também dá) para não ficar com grumos e depois juntei a cebolada, sal e noz moscada. Levei ao lume até engrossar um pouco.

E voilá! A parte mais trabalhosa, já estava, isto entre corridas para atender clientes ao telefone e o dito orçamento... Sim estava em casa da Anette a trabalhar...Ora, montar a lasanha: molhanga, lasanha, recheio, molhanga, lasanha... até acabar a última de lasanha, depois, na falta de queijo ralado, pus fatias de queijo e Levei ao forno até bronzear, que no meu caso, bronzeou demais.... Fiz um tabuleiro que dava para um regimento de infantaria...

Metade congelei, a outra metade andou-se a comer algum tempo, o A. porque entretanto vim-me embora. Acho que pus recheio a mais, da próxima vez corre melhor, que eu sei...

A próxima será de espinafres como prometido à Pipoka . Mas só daqui a 2 semanas porque agora estou em Viseu e para a semana vou para o Alentejo em trabalho... (Já não estou na minha casinha adorada e ao pé do meu gajo adorado há uma semana...)

Feijão Verde 8 minutos



Quando a fome aperta e o tempo é pouco, surgem ideias destas, com ingredientes que tem sempre morada certa no frigorifico e congelador da Anette!!!
Fiz a semana passada para levar para o almoço. Haverá coisa melhor do que comer a nossa comidinha, que sabemos como é feita, que nos faz bem e que ainda por cima poupamos um dinheirão????? Tenho kit completo, consoante esteja calor ou frio para levar os meus almocinhos. óooooh!
  • Feijão verde congelado
  • 1 ovo
  • Pimentão Doce em pó
  • Alho em pó
  • Vinagre
  • Azeite
  • Sal
Cozi o feijão verde e o ovo. Escorri, piquei o ovo, e temperei com os restantes ingredientes.
Ultra fácil, ultra rápido e booooooooooooooom!

Tarte Oriental de Veggies




Para aproveitar o forno quente da tarte de maçã, e uma mistura chinesa que andava na arca, qual dinossauro...

Base
  • 100g farinha de trigo integral
  • 150 g farinha de trigo
  • 30g margarina
  • 1 dl água quente
  • Sal

Derreti a margarina na água quente e juntei às farinhas e ao sal. Misturei tudo até se descolar das mãos e deixei repousar cerca de 15min (tempo de preparar o recheio).

Recheio

  • Mistura chinesa de vegetais
  • 4 c.sp. de molho de soja
  • Alho em pó
  • Azeite
  • Pimenta
  • Sal
  • 3 Ovos
  • 1 pacote de natas de soja light
Comecei por refogar no azeite a mistura chinesa. Adicionei o molho de soja, e deixei saltear mais um pouco. Despejei depois, por cima da base colocada numa tarteira untada e enfarinhada, as natas batidas com os ovos, o sal e a pimenta. Levei ao forno pré aquecido a 210ºC durante 25 min.

E, cá está, como prometido, nasceram os primeiros brincos!!!! Singelos eu sei... Mas acho que estão giraços...
Sou um pouco masoquista, porque os ganchos de enfiar nas orelhas, apesar de existirem à venda, também os fiz... Estou aflitinha das mãos já da falta de prática...Depois mostro o meu kit (mala, alicates , contas, e arame...)

Tarte de Maçã com Leite Creme



Prometo que não volto a publicar doces pelo menos durante a próxima semana... Palavra de Anette!
A vossa glicémia deve estar altíssíma só de olhar e eu não vos quero doentes, OK???

Como já tinha dito no post anterior, esta ideia surgiu-me duma conversa com a minha mãezoca acerca de tartes de maçã, hoje de manhã. Não queriamos nada muito doce, mas também não queriamos massa com maçã e canela, só... É claro que também fica bom assim, não faz tão mal à saúde e à "linha", mas também não é tão bom, certo?

Resolvi experimentar então, com a minha receita de leite creme (1/2 receita de leite creme com raspas de limão no ralador grosso e pó de canela sem ir ao lume a engrossar!), e uma base "light" duma tarte salgada que também já tinha experimentado. Ah! E a canela, porque maçã sem canela, não é maçã!!! Digo eu... fiz assim:

Base

  • 100g farinha de trigo integral
  • 150 g farinha de trigo
  • 30g margarina
  • 1 dl água quente
  • 60g de Açúcar amarelo

Derreti a margarina na água quente e juntei às farinhas e ao açúcar. Misturei tudo até se descolar das mãos e deixei repousar cerca de 30 min (tempo de preparar o recheio).

Recheio

  • 500 ml de leite magro
  • 3 c.sp de farinha
  • 3 c.sp de açúcar amarelo
  • 3 gemas
  • Casca de um limão (gigante, ralado no ralador mais grosso para ficarem fitinhas grandes)orme!)
  • 1 c.sp de Canela em pó
  • 1 pau de Canela
  • 5 maçãs descascadas e cortadas aos gomos finos (mas não "transparentes"!)
Juntei numa tigela grande, o leite, as gemas, o açucar, a farinhas, a canela e bati tudo com a varinha mágica.
Por fim juntei as raspas do limão.
Preparação
Pré-aqueci o forno a 210ºC.
Estendi a massa com o rolo e dispu-la na tarteira enfarinhada e untada (não levei a cozer antes), distribui as maçãs e despejei a mistura do futuro leite creme. Levei ao forno por 25 min.

Muiiiiiito bom!!! Pronto, foi a última...