Páginas
▼
Bento de hoje...
Sem alimentos cozinhados, do tipo, abrir a porta do frigorífico, cortar e "embentar"em 5 min. Perfeito para quando se tem pouco tempo ou pouca vontade de cozinhar... E fresquinho para os dias de caloraça que correm!
Tostas de trigo integral com sementes de sésamo (daquelas que parecem esferovite), tomate, bolinhas de queijo mozzarella, pepino, laranja e caixinha com vinagreta. E... Uma data de amigos para animar o dia!
O resto do kit de hoje:
Massa com Camarão e Ervas aromáticas
A ausência por aqui, tem como motivos principais, o excesso de trabalho e a estadia por Mangualde. Finalmente, cheguei ontem à noite a casa, Lisboa, e este foi o jantar preparado.
Entretanto, sábado à noite, comecei a ficar com uma impressão na garganta e durante o dia de domingo os sintomas foram surgindo e agravando o meu estado e ontem à noite foi o descalabro total, rouquidão intensa, prostração e umas dores de garganta que me impediram de tagarelar como é hábito, e ainda para compor mais o ramalhete, uma tosse cavernosa e umas dores de cabeça de revirar os olhos...
Hoje, ainda não estamos católicos, como tal não vai haver Bento, só a receita de ontem, amanhã voltaremos, espero, a todo o vapor...
O jantar de ontem foi preparado em cerca de 15min. Sabia que ía fazer massa por ser algo rápido mas não sabia o que juntar , mal entrei na cozinha e vi as ervinhas aromáticas, surgiu-me esta ideia! É nestas alturas que eu dou valor à salsa e ao mangericão que tenho no parapeito da janela... É que se não fossem eles, a este jantar não tinha nenhum sabor!
Massa com Camarão e Ervas aromáticas
Serve 2 porções grandes ou 3 médias
Para a massa
- cerca de 300g Búzios tricolor (massa)
- Água a ferver
- Fio de azeite
- Sal
Para o acompanhamento
- cerca de 4 c.sp de azeite
- 3 dentes de alho esmagados
- Tomate seco cortado em pedacinhos com uma tesoura
- Salsa q.b.
- 4 folhas de mangericão partido em pedaços com as mãos
- Cerca de 200g de camarão congelado, descongelando-o por cerca de 4 min. no progama descongelar no microondas
- sal q.b.
- Cozer a massa em água a ferver (que fervi previamente no jarro térmico para ser mais rápido), golpada de azeite e sal, seguindo o tempo indicado na embalagem de compra.
- Preparar numa frigideira, o acompanhamento, salteando o alho no azeite, juntando depois as ervinhas, o tomate seco, o camarão e deixando apurar o molhinho.
- Misturar a massa, mal escorrida e deixar saltear.
NOTA: Não tinha queijo parmesão, mas se tivesse, salpicava por cima
Tarte de Veggies e mortadela de Perú com Azeitonas
Quando estou por Mangualde a trabalhar, gosto de preparar refeição práticas, básicas e sem grandes complicações, isto porque não tenho o meu kit, ervinhas, especiarias e afins.
Como tal, fui ao lidl e comprei um saco de mix de legumes para saltear, juntei mais uns quantos ingredientes et voilá! Surgiu esta tarte.
Apartir de amanhã, já temos, de novo, Bentos. O trabalho tem sido intenso e a vontade de preparar comidinhas giras e saudáveis não tem sido nenhuma...
Para além desta tarte, cozinhei ainda há pouco uns rissóis e um arroz de veggies com outra das misturas para saltear do mesmo supermercado. Adoro-as!
Ah! E antes que me tratem mal, sim, esta tarte é para engorda! Vejam os ingredientes... Quando tenho horrores de trabalho, fico a modos que fraquinha... Preciso de comidinha com substância!!!
Tarte de Veggies e mortadela de Perú com Azeitonas
Serve 4 porções
- 1 rolo de massa folhada
- 2 c.sp. de azeite
- 1 saco de 750g de mistura de veggies do lidl (courgette, pimentos, milho e mais não sei o quê)
- Resto de umas fatias de mortadela de perú com azeitonas (talvez umas 8)
- 1 pacote de natas light
- 200g queijo mozzarella ralado
- Colocar a massa numa tarteira
- Levar ao forno até folhar, a 200ºC (devia levar uns feijões ou grãos por cima para não empolar mas não estive para isso)
- Saltear a mistura de vegetais no azeite
- Retirar a tarteira do forno e colocar os vegetais salteados
- Dispôr a mortadela
- Adicionar as natas
- Polvilhar de queijo
- Levar ao forno a gratinar a 200ºC, até dourar
Couscous campestres
Saladinha que andou a acompanhar os Bentos de 6ª feira.
Boa, fresquinha, óptima para levar para a praia ao invés de sandochas!
Para a proteína em falta juntar: tofu, feijão, queijo fresco, queijo mozzarella, frutos secos, peixe, marisco, ovo cozido, peito de frango... E fica uma refeição completa.
Couscous campestres
Serve 4 porções
- uma tigela grande de macedónia (sem batata) de legumes
- 1 ramo de brócolos, cortado em floretes pequenos
- 12 c.sp. de água de cozer a vapor os legumes
- 6 c.sp. de couscous
- Azeite q.b.
- Vinagre balsâmico q.b.
- Pimentão doce q.b.
- Sal q.b.
- Alho de moinho q.b.
- Pimenta de moinho q.b.
- Cozer os legumes juntos, a vapor, colocando os brócolos em baixo e a macedónia em cima, por cerca de 15 min., em lume alto.
- Reservar a água que fica no fundo do tacho
- Preparar os couscous com a água anterior, agora temperada de sal, com as quantidade indicadas, deixando-os de molho até terem absorvido o liquido todo.
- Soltar os couscous com um garfo
- Misturar com os legumes, temperar a gosto e servir.
Esta salada serviu de acompanhamento a pataniscas de bacalhau com veggies.
Pataniscas de Bacalhau e Veggies e uma comemoração!!!
Estive a ponderar se haveria de chamar pataniscas DE bacalhau com veggies ou se DE veggies com bacalhau já que deste último era só 1/2 posta piquinina e a quantidade de veggies era muitíssimo superior, mas como não quis ofender o fiel amigo, optei por colocar o seu nome em primeiro lugar ; )
Foram estas as pataniscas que apareceram nos últimos Bentos.
Este post é agendado, porque estarei estar por Mangualde, em comemorações dos 50 anos de casados dos meus sogros.
50 anos é meio século, uma vida, há pessoas que nem 50 anos vivem!
Acho de louvar e destacar casamentos assim, é que nos dias que correm, por qualquer coisinha se pensa em divórcio, o que me deixa muitíssimo escandalizada...
Sendo filha de pais divorciados, não por traições ou violência doméstica, nunca acreditei no casamento mas à medida que foi passando o tempo com o meu Gajo, a minha maneira de pensar mudou.
Estamos juntos há quase 13 anos, 2 dos quais casados, e espero sinceramente estar pelo menos mais 48, casada, para comemorar e fazer uma grande festa de arromba com a família e amigos a verem.
Casei-me porque acredito que é para a vida. Todos temos os nossos defeitos e acho que 10 anos de namoro, 5 dos quais a viver em conjunto, deu para perceber como é o Sr. meu Marido...
Mas coisa que me fazia agarrar no meu kit básico de cozinha (lá de cima), Mr Pingo, roupinha e afins, e sair porta fora? Uma traição ou violência doméstica, é que nem dava hipótese!!!
Mas, voltando ao importante...
Parabéns sogrinhos!!!
Vamos à receita? O momento lamechas já acabou...
Pataniscas de Bacalhau e Veggies
Serve 24 pataniscas (feitas com uma colher de sopa)
- 1/2 posta de bacalhau cozido e desfiado (sem espinhas e peles)
- 1 cebola pequena picadinha
- 1/2 pimento encarnado cortado em dados pequenos
- 3 tomates secos cortados em pedaços pequenos
- 9 azeitonas recheadas de pimento encarnado fatiadas
- 1 raminho generoso de cebolinho (da minha janela)
- 1 ramo grandinho de salsa picado (da minha janela)
- Sal q.b.
- pimenta q.b.
para a massa:
- 300g de farinha integral
- 1c.sb. de bicabornato de sódio
- Sal q.b.
- pimentão doce q.b.
- 150ml de cerveja
- 150ml de leite
- Óleo vitaminado (usei ISIO 4) para fritar
- Fazer a massa, batendo bem.
- Juntar os restantes ingredientes e envolver bem
- Fritar em óleo vitaminado, deitando colheradas (de sopa) de massa no óleo bem quente.
- Retirar e escorrer bem, deitando sobre um papel e depois passar para outro para absorver bem a gordura.
Foram acompanhadas ainda pelo Arroz de Legumes com Ervinhas aromáticas
Nota: mesmo sem bacalhau, estas pataniscas ficariam boas porque acho que o que fez toda a diferença no seu sabor, foram precisamente os veggies!
Crónica de um piquenique anunciado...
Salada de couscous campestre (receita a publicar no domingo), pataniscas de bacalhau e veggies (receita a publicar no sábado), laranja e chocolate com 70% de cacau, sem açúcar.
Estes Bentos (o Gajo hoje, também vai comer, não deste, mas de outro igual), vão ser comidos talvez na estação de serviço de Leiria, a caminho de Mangualde city. Amanhã temos festa! E que festa!!!
Levo ainda café, e para o meu lanche, porque quando chegar, eu vou para o escritório continuar com um concurso gigante que me anda a deixar à beira da loucura, e ele vai para casa dos pais ajudar aos preparativos, como tal lancha por lá, um iogurte natural magro com o mix do ano (para mim!!!) de chocolate em pó magro da canderel com amendoins.
Fotos do Kit de hoje:
1. Água
2. e 3. Bentos
4. estojo com os talheres
5. mix maravilha
6. iogurte
7. termo com o café
Faltam ainda os guardanapos de pano, que não aparecem na imagem, e a mala térmica. Não levo a minha habitual porque é pequena para tanta tralha. Por falar nisso, ainda não mostrei a última que comprei, grande! Próximo post que a utilizar, boa?
Bento de hoje...
(update...não gostei do fundo anterior...)
Pataniscas de bacalhau e veggies (receita será publicada no sábado), mix de vegetais cozidos a vapor, tomate cherry, Mr. Froggy com vinagreta, para sobremesa, kiwi.
Bento de hoje...
Bento preparado com o resto do jantar de ontem, que foi bacalhau cozido com todos. Da multidão, só sobrou o feijão verde!
Arroz de Legumes com Ervinhas aromáticas
Este arroz foi feito para acompanhar as chamuças de ontem ao jantar. Como sobrou, tanto arroz como chamuças (feitas na actifry), apareceram no bento de hoje. Mas o arroz não era para ser postado apesar de ter ficado bastante agradável. Mas como pediram...
Segue a receita com a foto, tirada directamente da caixa de vidro, onde está acondicionado, no frigorífico:
Arroz de Legumes com Ervinhas aromáticas
Arroz de Legumes com Ervinhas aromáticas
Serve 4 porções
- 2 c.sp. de azeite
- 1 cebola pequena cortada em cubinhos
- 1/2 pimento pequeno cortado em cubinhos
- 1/2 curgete pequena cortada em cubinhos
- 3 dentes de alho esmagados com o esmagador
- cerca de 2 c.sp. de polpa de tomate
- 1 raminhos de salsa picada grosseiramente
- 6 folhinhas de mangericão, esfregadas entre as mãos e depois cortadas (com as mãos) grosseiramente
- 1 cháv. de arroz (mix de basmati com carolino)
- 1 cháv. 1/3 de água a ferver (para quem tem bicos de fogão tradicionais, utilizar 1 de arroz para 2 de água)
- Sal
- Começar por corar a cebola no azeite
- Juntar os legumes e o alho e deixar saltear até quebrarem
- Colocar polpa de tomate e deixar apurar
- Juntar as ervinhas e mexer bem
- Adicionar o arroz e deixar fritar um pouco
- Juntar a água quente e o sal
- Quando levantar fervura, provar de sal e rectificar ou não
- Tapar e deixar cozer em lume brando, por cerca de 20 min, ou então, como no meu caso, porque tenho placa vitrocerâmica, mal ferva, tapar e desligar a placa. Ao fim do mesmo tempo, quiçá menos, passar com um garfo para soltar o arroz e servir!
Foi feito com arroz branco porque o tempo não dava para mais!!!
Da minha janela...
O post de hoje não mostra receitas e respectivas imagens mas sim fotos de quem aparece nelas disfarçado mas conferindo-lhe todo o seu sabor e cor!
Estão no meu parapeito da janela da cozinha e são parte integrante dela.
Da esquerda para a direita: cebolinho, salsa e mangericão, este último comprado na semana passada. Comprei as outras duas, em vasinhos, como se vêem pela imagem, há já algum tempo.
Se soubessem o dinheirão que poupam ao terem ervinhas aromáticas plantadas, com certeza iam tê-las como eu. O mangericão então é um atentado...
E não dão trabalho nenhum!
A primeira coisa que faço quando me levanto, depois de ir à casinha e mesmo antes de ligar a máquina do café para tomar o meu pequeno-almoço, é regá-las e tratar do Mr. Pingo. Sim, ainda está vivo! Dou-lhe sempre uma cenourinha ou uma fruta e ele delira!
Também ponho 1 vez por mês ou de 2 em 2 meses, Subtral, e a salsa cresce que é a loucura.
Espero que tenham gostado de conhecer este cantinho da cozinha azul da Anette. Bom domingo!
Peito de Frango na cataplana com Camarão
Dei uso à D. Cataplana!!!
Receita feita, com base na revista Saberes e Sabores, nº 208 de Junho de 2011, na integra, com a excepção da substituição do porco pelo frango e do camarão com casca por camarão cozido e sem casca.
Ora, a minha cataplana ficou assim:
E a dos meninos da revista, com a receita, segue em baixo:
Para não terem um déjà vu...
O Bento de hoje não aparece, já que é igualzinho ao de ontem.
Mas mostro o que têm sido os meus almoços desde Fevereiro, mês em que chegaram coisinhas boas, directamente do Japão...
The BOXXXX...
E agora aparece uma caixa com óculos escuros muiiiito enigmática...
Nãoooooooo, é só um Bento fofinho! Já o conheceram antes. Bento acantonista, lembram-se?
Tomate, macedónia cozida a vapor, vinagreta e salsichas de soja. Como sobremesa, mirtilos.
Falta um chocolatinho sem açúcar, no centro, vêem o espacinho? Mas hoje não me apeteceu trazer, estou a guarda-lo para o jantar ; )
Falta um chocolatinho sem açúcar, no centro, vêem o espacinho? Mas hoje não me apeteceu trazer, estou a guarda-lo para o jantar ; )
Para o resto dia?
Bento de hoje...
Pimento e pepino crús, queijo philadelhia light e pasta de azeitona para "dipar" e gelatina de morango light para a sobremesa.
Este Bento vai acompanhar um termo de sopa e o termo do café. O da sopa é o pink que aparece na foto em baixo. logo acima do Bento.
Levo ainda para lanches:
- 01 becel pro-activ,
- mirtilos com 01 queijinho babybel,
- iogurte natural magro e muesli sem açucar para misturar.
E água!
Olha!
Acabei de descobri uma combinação brutal!!! Tive que vir partilhar...
01 Iogurte magro natural, 1 c.sb. de chocolate em pó magro da canderel e 01 punhado de amendoins assados sem gordura ou sal... Bom, muito bom... Sabe a Snickers sem a parte do caramelo que é a coisa que mais odeio. O Snickers era perfeito se não tivesse caramelo, ou então se tivesse uma camada ultraultraultra fina!
Já consegui solucionar o meu problema... Chocolate e amendoins, uma combinação per-fei-ta...
A parte melhor deste snack/sobremesa é que é fresquinho, light e enquadra-se em qualquer fase da dieta de South Beach! Até porque é inspirada numa receita desta dieta, apenas substitui as amêndoas pelos amendoins e posso-vos dizer que fez toda a diferença!
Quem é amiga???
O Freak Veggie on diet...
...Está de novo on fire.
Me aguarrrrrdem por lá com menus, macacadas, dicas e novidades da dieta de South Beach!
Já tinha dito que ando viciada nas minhas panquecas????
Arranjei uma nova misturada com mais sementes (piquei sementes de girassol e sementes de sésamo e juntei à mistura de aveia e sementes de linhaça), mas com as mesmas quantidades na preparação das panquecas: 03 c.sp. de secos para 08 c.sp. de leite e 01 clara.
Hoje, acompanhadas por 1.c.sb. de doce de cerejas sem açúcar.
Bento de hoje...
Com uma saladinha!
Salada de veggies, grão e ovo (com receita em baixo), e cerejas para sobremesa, com o Mr. Hippo a ajudar.
Salada de Veggies, Grão e Ovo
Serve 1 porção
- 1 ovo ligeiramente mal cozido, esmagado
- 5 azeitonas verdes recheadas com pimento, cortadas em rodelas
- 2 c.sp. de grão cozido
- 1 tira de pimento encarnado cortada em cubinhos
- 1/4 de pepino cortado em cubinhos
- 1 tomate pequeno cortado em cubinhos
- 1/4 de uma cebolinha pequena cortada em cubinhos
- cebolinho
- 2 c.sp. de azeite
- 1 c.sb. de vinagre bâlsamico
- sal de moinho q.b.
- pimenta de moinho q.b.
- pimentão doce q.b.
- Alho de moinho q.b.
Misturar tudo e servir.
E o dia começou assim...
De dieta de South Beach! Na 2ª fase, porque só quero perder 4 quilos.
Voltamos com menus no Freak Veggie on diet. De resto, continuamos por aqui, com horrores de trabalho à mistura!
Para o pequeno-almoço, fiz a minha 2ª receita de panquecas que é a que acho que resulta melhor.
Não pus adoçante nem aroma de baunilha porque tem açúcar e de momento não o quero por perto.
Depois de feitas, barrei a 1ª panqueca (comi-as juntamente para não barrar a 2ª) com 1 c.sb. de manteiga de amendoim com pedaços de amendoim, a minha preferida, e para rebater, bebi ainda, um caféeeeezinho cooooom leite.
Achei por bem mudar o nome das panquecas...
Panquecas de South Beach
Serve 2 panquecas
- 2 c.sp. de aveia triturada
- 1 c.sp. de sementes de linhaça moidas
- 1 c.sb. de sementes de sésamo
- canela q.b.
- 1 clara de ovo classe M
- 8 c.sp. de leite meio-gordo
Misturar tudo muito bem, fazer as panquequas numa frigideira anti-aderente sem utilizar qualquer gordura.
Servir acompanhadas/barradas de queijo magro, manteiga de amendoim ou simples.
Nota: Na fase mais adiantada da 2ª fase, em que já se introduz mais uma porção hidratos complexos como a fruta, poderão ser adicionados por ex. 1 kiwi, mirtilos, morangos, etc.
Tarte de Veggies e salsichas de Frango
Uma tarte feita com alguns veggies que andavam perdidos no frignhifes.
Sugiro-a para o jantar de hoje. Leve, rápida e boa. A semana passada serviu um jantar para 2 pessoas e mais 3 Bentos!
Tarte de Veggies e salsichas de Frango
Serve 5 a 6 porções
- 1 rolo de massa folhada
- 3 c.sp. de azeite
- 1/2 cebola picada grosseiramente
- 3 dentes de alho esmagados (no meu super esmagador, perfeito, da ikea!!!)
- 1 pimento grande cortado em cubos
- 1/2 curgete cortada em cubos
- 1 c.sp. de miso
- 1 embalagem de cogumelos branco fatiados
- 1 frasco de salsichas naturissimos de frango coratdas em rodelas grossas
- 1 lata pequena de milho
- Sal
- 2 ovos
- Salsa picada
- 1 frasco de natas de soja
- 2 mancheias de mistura de 3 queijos em fios
- Começar por dispor a a massa folhada no prato, pica-la com um garfo e leva-la a cozer, por cerca de 15 min., a 200ºC, em forno pré- aquecido.
- Prepara o recheio, estalando a cebola e o alho no azeite
- Juntar o pimento e a curgete e deixar saltear até terem quebrado
- Juntar o miso ajudando-o a desfazer-se
- Agora os cogumelos. Cozinha-los até terem amolecido
- Juntar sal, deixar derreter e provar, rectificar ou não
- Adicionar as salsichas e o milho
- Quando tudo estiver cozinhado e apurado, reservar.
- Num copo alto, juntar os ovos, o queijo, a salsa, e as natas de soja e mexer bem.
- Retirar a base do forno, juntar o recheio e o preparado anterior
- Levar ao forno por cerca de 30 min. a 180ºc ou até o topo ganhar um cor dourada
Nota: este recheio deve ser preparado em lume alto devido à elevada concentração de vegetais, tais como os cogumelos, que libertam alguma água!
Salada de Couscous e uma precupação...
A preocupação foi a falta de vontade de cozinhar num dia desta semana! Sim, porque não é normal em mim...
Lá saiu esta salada para o jantar mas com muito custo, diria mais, quase a arrastar-me até ao frigorífico e dispensa a obrigar-me a imaginar o que fazer para alimentar o Gajo. Se estivesse sozinha, eram mesmo umas torradinhas com um leitinho que até estalava.
Depois de começar a preparar os vegetais, a coisa começou a fluir, é uma sensação que só quem gosta de cozinhar percebe. Acho mesmo que cortar vegetais, com facas afiadas, é muito terapêutico!
Salada de Couscous, Atum e Vegetais
Serve 3 porções
- 8 c.sp.de couscous
- 16 c.sp. de água quente para demolhar os couscous
- 2 latas de atum em azeite, escorridas
- 10 azeitonas recheadas com pimento cortadas em rodelas grossas
- 1 pimento assado de frasco cortado em cubos
- 1/2 cebola picada
- salsa picada
- cebolinho picado
Misturar tudo e juntar o molho em baixo descrito.
Para o molho:
- 1 c.sp. vinagre balsâmico
- 4 c.sp. de azeite
- 1 c.sb. de mostarda
- sal de moinho
- pimenta de moinho
- Pimentão doce em pó
Bater tudo com uma vara de arames e juntar à salada
Bentos de hoje...
Sim, Bentos.
1 para o almoço e 2 para o jantar, para mim e para o A. Devem ser comidos numa das estações de serviço a caminho de Mangualde city.
Começando pelo do almoço:
Alface, caixinha com vinagreta, tarte de veggies com salsichas (receita aparecerá brevemente), mirtilos e chocolate preto sem açúcar
Para o jantar, para o A.:
Tarte, garrafa com vinagreta, tomate cherry,cerejas
Para mim:
Tarte, garrafa com vinagreta, alface, cerejas e chocolate preto sem açúcar
Mais uma voltinha, mais umas panquecas!
E agora, começamos nas variações, desta vez com adoçante, para comer com fruta em vez de doce sem açúcar.
Confusos?
Os secos foram juntos num momento de inspiração nocturno. Ou seja, ontem, antes de me deitar. De manhã, juntei os líquidos e preparei as panquecas.
Mais uma receita perfeita para a 2ª fase da dieta South Beach, que irei recomeçar para a semana. Sim, na 2ª feira!
Panquecas de Cereais e Sementes
Serve 3 panquecas
- 2 c.sp. de aveia triturada
- 1 c.sp. de sementes de linhaça moidas
- 1 c.sb. de sementes de sésamo
- canela q.b.
- 1 c.sb. de adoçante em pó próprio para cozinhar (uso canderel)
- 1 clara de ovo classe M
- 8 c.sp. de leite meio-gordo
- 1 c.sb. de aroma de baunilha
Misturar tudo muito bem, fazer as panquequas numa frigideira anti-aderente sem utilizar qualquer gordura e servir acompanhadas de 1 kiwi cortadinho miudo.