Páginas

Massa gratinada...

Para acalmar muita ansiedade e nervos!
Andei desaparecida devido a um concurso do qual aguardo resposta e que me tem dado cabo dos nervos. Nem ando a dormir bem! Parece que ando nisto há 2 dias... Já devia estar habituada a esta ansiedade e stress... O problema é que a probabilidade de o ganhar é grande, mas como não tenho a certeza, fico assim, uma pilha!!!
Não me apetece comer nada saudável, ando com um feitio que "fáxavor" e sem pachorra para nada.
Esta semana, estive na Dinamarca 2ª e regressei na 4ª feira. Formação preciosa sobre uns produtos fenomenais. Muito interessante!
Estava um frio que não se podia e com esta história do cabelo curto, as orelhinhas é que sofrem. Levei um chapéu, luvas, cachecol e um casaco quentinho que me soube pela vidinha.  Há ida para lá tivemos um upgrade no bilhete de avião à conta do Xôr Dir. Comercial e fomos todos em executiva. Fartá-mo-nos de rir!
As últimas semanas têm sido a loucura, se dormi 5 dias em casa foi muito... Muitas visitas, muiiiiiiito trabalho e a espera, a espera senhores, e eu que sou tão impaciente...
Entretanto e para acalmar a mente e o estômago, fiz esta massinha, rápida, boa e sem grande trabalho. Isto também porque o frigorífico está um pouco desfalcado... Usei o que havia na despensa e na arca congeladora. Pesei tudo porque as quantidades eram poucas e tenho uma ideia de mais ou menos o que 2 pessoas comem... Esta massa também se podia chamar limpa arcas e despensas porque usei alguns produtos que estavam a acabar!


Massa gratinada reconfortante
serve 2 porções

Massa de espinafres e trigo tipo macarrão (+/- 130g)
Resto de mistura de ervilhas e cenouras baby (+/- 100g)
4 salsichas naturíssimas de frango escorridas, cortadas às rodelas grossas
1 punhado de tomate seco cortados os pedaços
200ml de natas light
200ml de molho béchamel
Azeite
Sal
Alho de moinho
Pimenta de moinho
Margarina líquida
cerca de 1 cháv. de queijo parmesão
Água

Pôr água a ferver numa caçarola. Juntar sal e cozer os legumes. Colocar as salsichas cerca de 1 min..Tirar tudo com uma escumadeira e reservar. Na mesma água, cozer a massa. Escorrer. Juntar a massa aos legumes e às salsichas. Juntar o tomate seco, as natas, o alho, e a pimenta. Mexer bem. Colocar um pouco de margarina num pyrex e despejar a mistura. Colocar por cima o molho béchamel e o queijo parmesão. Levar ao forno a 210ºC até gratinar.

Talvez um pouco pesada mas ficou óptima e nestas alturas, que EU ESTOU TÃOOOOOOO FRAQUINHA, preciso destas comidas de substância. Nem quero saber do meu colesterol...

Tarte de macedónia de Legumes

Tarte muito rápida, feita para o A., a semana passada, para os seus jantares. Estive, e estou, por  Mangualde. Horrores de trabalho, que esperemos que dêem em alguma coisa...










Tarte de macedónia de Legumes
Serve 4 porções

Base
250g farinha: 100g farinha de trigo integral + 150g farinha de trigo integral
30g margarina
1 dl água (bem quente)
pedrinhas de sal

Recheio
1 tigela grande de macedónia de legumes
Azeite q.b.
Mistura de salsa com alho moido q.b.
Polpa de tomate q.b.
Oregãos q.b.
Massa de pimentão q.b.
1 lata de Atum em azeite, escorrida
3 ovos
1 pacote de natas light
Queijo mozzarella q.b.

Para a base, derreti a margarina na água, no microondas, e juntei à farinha. Amassei bem até se descolar das mãos, dentro da tarteira, depois comecei a estica-la com as costas das mãos para as bordas da tarteira.
Para o recheio, salteei a macedónia no azeite com a mistura de alho e salsa. Juntei os restantes ingredientes todos, menos as natas e o queijo. Deixei cozinhar um pouco. Dispus sobre a base, juntei as natas batidas com os ovos, o queijo e levei ao forno a 200ºC até dourar. Cerca de 30 min.

Pseudo risotto de Berbigão com macedónia de Legumes

Que é como quem diz, um arroz aspirante a risotto. Jantar feito à pressão depois de ter sabido que o paizinho vinha jantar connosco tipo 2 horas antes.  E já usei da salsinha plantada!

Está enooooooooorme! Acho que plantei muita quantidade num o vasinho tão pequeno... Ei-la em todo o seu esplendor...

Coentros à esquerda e a salsa à direita.

 Já contei que no lugar do cebolinho nasceu uma espécie de urtigas??? Atacou-me a mão e ia-me dando uma coisa. A terra onde plantei o cebolinho era de outras plantas e as sementes do cebolinho já estavam fora de validade por isso as ervas daninhas e ausência do nascimento das plantinhas... Não, a culpa não é minha, porque se os coentros e a salsa nasceram...


Pseudo risotto de Berbigão com macedónia de Legumes
Serve 6 porções

1 Cebola picadinha
4 dentes de alho picadinhos
1 golpada de azeite
Raminho de salsa
Mistura de pimentão doce e louroq.b.
2 c. sp. de massa de pimenta dos Açores
Polpa de tomate q.b.
Molho piripiri q.b.
1 cháv.Macedónia de legumes passada por água quente
Berbigão congelado
6 sticks de delicias do mar (kini) cortados em pedaços
2 cháv. de água da fervura do berbigão
1/2 cháv. de vinho branco bom
1 cháv. de arroz agulha
Sal

Começar por dar uma fervura ao berbigão, em pouca água. Escorrer e reservar o líquido.
Numa frigideira larga, juntar o azeite, a cebola e o alho. Deixar quebrar. Juntar a macedónia, a salsa picadinha, a mistura de pimentão doce e louro, a massa de pimenta, a polpa de tomate, o molho piripiri, o berbigão escorrido e as delicias do mar. Mexer um pouco. Juntar o caldo, que deve estão quente, e o vinho branco. Deixar ferver.Temperar de sal. Introduzir o arroz e cozinhar por 15 min.

Creme de Brócolos com sementes de Girassol

Uma sopinha quente já vai sabendo bem nos dias que correm! Adeus Verão... Vais partir na-quelaaaaaa estraaaadaaaaa lein, lein, lein, lein, lein, lein, lein, lein, lein...

Creme de Brócolos com sementes de Girassol
Serve 4 porções

3 ramos grandes de Brócolos
2 alhos franceses cortados às rodelinhas
Azeite
Cogumelos de lata
Sementes de girassol
Azeite
Natas de soja
Sal

Numa panela de pressão, juntar uma golpada de azeite e saltear o alho francês. Quando quebrar, juntar os brócolos e saltear mais pouco.
Juntar água sem cobrir os legumes, tapar a panela e quando apitar, baixar a temperatura (o gás) e deixar cozer 20 min..
Destapar, juntar as natas, temperar de sal, passar com a varinha mágica, acrescentar os cogumelos e as sementes de girasssol. Servir com um pãozinho de multicereais.