Saiem umas moelas!!!

O que eu gosto de moelas...
E das minhas então, ui! Modéstia à parte mas desde o primeiro dia que ficam sempre óptimas. Percorri várias receitas na net, vi várias formas de fazer, e juntei umas dicas daqui e dali. Nada de marinadas, nada de cozer antes de cozinhar no molho, espeto com tudo na panela de pressão, deixo cozer, destapo, apuro e sirvo... COM PÃO DE MAFRA!!! De ir às lágrimas!

Quanto às férias e à viagem de formação, correu tudo bem. Veneza é linda, sim ouve um dia de passeio, e Cabo Verde, ilha do Sal, semana de férias, não tem nada que se ver, mas o hotel era bonzito, por isso muito papo para o ar, muito buffet de legumes e sobremesas, peso perdido, sim é verdade, e muitas picadelas de melgas. E bronze. Sem fazer muito para o ter isto porque punha toneladas de creme, estava sempre à sombra mas estava muitas horas de molho na piscina a beber copacabanas e pina coladas,sem álcool!!!

O regresso foi no sábado, de madrugada, e à noite houve jantar especial com os sogrosadorados porque o A. fazia anos no dia seguinte, dia 19, como tal foi um semi jantar de anos. Ouve camarão no forno e estas moelas. Houve ainda uma sobremesa, um crumble de maçã, feito com a receita de sempre.

Andei qual Zombie o dia todo de sábado devido ao sono perdido. Não dormi nada no avião e quando cheguei dormi só umas horitas e eu sou gaja de dormir, preciso meeeeeesmo de dormir senão começo a ligar o mau feitio e ninguém me atura!!!

Como me apetecia algo, e presunção e água benta cada um toma a que quer, achei bonito dar o meu nome às moelas. Boa? 

Moelas à Anette
Serve 4 pessoas (apenas como entrada...)

1 kilo de moelas (as do Pingo Doce são óptimas porque já vêm arranjadas)
Azeite q.b.
Margarina q.b.
2 cebolas picadinhas
4 dentes de alho picadinhos
1 folha de louro
polpa de tomate com refogado q.b. (quantidade generosa)
molho piripiri q.b.
salsa picada q.b.
1 copo grande de vinho branco
sal q.b.
massa de pimentão q.b.

Fazer um refogado com as gorduras, a cebola e o alho na panela de pressão. Quando tiverem molinhos e ganharem cor, juntar os restantes ingredientes e as moelas. Quando ferver, tapar com a tampa e quando apitar, deixar cozinhar 30 min. Destapar. O molho vai estar líquido, mas não há problema. Deixar apurar até o molho engrossar, coisa que deve acontecer ao fim de cerca de 10 min.

Servi com pão de Mafra e fiz barcos de molho com o pão. Naveguei em muitos barcos e não enjoei!!!
Acho que o pão de Mafra é o melhor pão para se comer moelas, isto porque o molho fica espesso e o pão preciso de ser encorpado para aguentar. Não queremos pão mole e sem graça. Queremos pão denso e saboroso!!!

2 comentários:

ameixa seca disse...

Não há nada como moelas na molhanga :)

moranguita disse...

ai que delicia dos deuses
:-)
aos tempos que nao como
beijocas