Páginas

Shiiiiiiiu.... Menos 300g!!!

Desde 5ª feira passada e com um casamento pelo meio, COM MUITOS DISPARATES! Isto porque estive quase 7 horas sem comer nadinha. Estava fraquiiiiiiinha, fraquinha...

Nova pesagem na 5ª feira.

Casamentos de amigos são sempre óptimos, estamos com a malta de sempre, fazemos asneiras, como sempre, rimo-nos e é a loucura a loucura.  E este, do P. e da D.,  teve um gostinho especial, a C. apareceu com os gémeos acabadinhos de nascer há 15 dias! Lindos. É nestas altura que vemos que já passaram quase 20 anos desde que nos conhecemos, e por vezes, o coração fica apertadinho e quase que cai uma lagrimita de emoção. Sabemos que, por muito longe e durante muito tempo que estejamos separados, as relações e o que nos une, continua tudinho lá. Para isso também contribuiu muitos anos de Escutismo juntos! o P. fez questão que levássemos os nossos lenços para a foto da praxe e fez-me recordar muitas coisas boas...  
Bem, vamos parar por aqui que já estou prestes a debulhar-me toda... 

Hoje, e enquanto aguardava uma notícia de um cliente, estive a fazer comida, apesar de ter toneladas de trabalho para fazer. Compenso à noite, é que, quando estou com estas crises de ansiedade, só me apetece cozinhar. E foi o que fz! Definitivamente, cozinhar relaxa-me...

Frango do campo assado com Limão
Serve 4 porções 

1 frango do campo
Sumo de 1 limão
Massa de alho
Massa de salsa
Massa de pimentão doce
Açafrão em pó 
Mistura de pimentão doce com louro 
Pimentão doce em pó 
Orégãos
Piripiri
Sal
Margarina liquida 

Marinar o frango nos ingredientes descritos e assar, virando a meio, durante cerca de 50 min, a 220ºC.
Acompanhei com couve salteada em azeite, massa de alho, sal e vinagre, no Wok. 

*********************************


Creme de Courgettes com Salsichas de Soja e Caril
Serve 4 porções 

3 Cougettes cortadas aos pedaços
3 alhos franceses cortados às rodelinhas
2 cebolas cortadas em meias luas
1 batata doce cortada aos cubos
1 frasco de salsichas de soja cortadas às rodelas grossas
Azeite
1 c.sb de caril
água
Sal 

Saltear no azeite, a cebola e o alho francês. Juntar os restantes vegetais, o caril e o sal e deixar cozinhar em tacho tapado uns 15 min. Destapar, juntar água até cobrir e rectificar de sal se necessário. Deixar cozer uns 10 mins. Passar com a varinha mágica e juntar as salsichas. 

Refeições de hoje:


O pequeno-almoço às 09h00 foi, 1 fatia de pão multi cereais, acabadinho de fazer, barrado com queijo creme light, leite para baixar  colesterol com café e adoçante e 1 kiwi.
O almoço 13h00, foi o frango assado com couve coração salteada em azeite, alho e vinagre balsâmico, 1 quadrado de chocolate preto canderel e 1 café.
O  lanche às 17h00, foi 1 danacol natural.
O jantar às 20h30, foi o creme de courgettes e 1/2 maçã reineta e 2 ameixas secas.

Liquidos: 1,25 lt de chá verde mais 1 copo de água .

Estou ainda mais leve porque os meninos da Emel emagreceram-me a carteira em 120€. Estou posseeeessaaaaa! 

Elas olharam para mim, eu olhei para elas, e...


Tive que comer umas quantas...

Ontem,  o dia foi muito ocupado por causa do trabalho e à noite fui ao cinema ver o Robin Hood! Giro e calculo que vá haver um 2º, mas não vou falar acerca do filme para o caso de alguém o querer ver... 

Quanto à pesagem... Nem para cima nem para baixo. Igual. Menos mal... Mas desta vez isto está a custar a baixar. Talvez porque me ande a distrair muitas vezes! A ideia também era melhorar por "dentro" e não só por fora, ou seja tratar da anemia e do mau colesterol e simultaneamente emagrecer. Estou morta por ir fazer análises. Tenho que marcar para um dia destes. 

Quanto ao peso, ele há-de ir aonde eu quero, nem que ande um ano para perder os 8 quilos! Não preciso de perder tanto, talvez uns 5, vá (4 já foram à vidinha deles), mas quero perder os 8...  

A reeducação já está feita! O que é óptimo, já não consigo pensar de outra forma e mesmo em termos de gosto, já me custam comer coisas doces e pouco saudáveis. E sempre que as como sei onde me estou a desgraçar e a dar cabo do meu CORAÇÃOZINHO. Até a água, já me custa passar sem ela! Ontem descobri um chá verde que adoro. Finalmente consegui arranjar um que beba mas a tomar-lhe o gosto... Ontem foram, reparem bem, 1lt de chá verde + talvez 400ml de água. Ui!  

Não bebi café para depois não andar aí toda maluca (ou mais maluca).

 

Como tinha dito 4ª feira, à noite fiz a feijoada de choco, e ontem fim uns ovos escalfados com feijão verde e batata doce. Muito bons. Melhores até do que estava à espera! Deixo as receitas:

Feijoada de Choco com Couve Lombarda
Serve 4 porções 

250g Feijão branco cozido + água da cozedura
1 golpada de azeite
1 cebola picadinha
1 c.sp. massa de alho
2 tomates partidos aos pedacinhos 
1/2 Pimento encarnado cortado em pedacinhos
1 couve lombarda pequena cortada em juliana grossa e depois em pedacinhos
cerca de 400g de chocos sem tinta pequenos inteiros
1 golpada de vinho branco
Mistura de pimentão doce com louro 
1 c.sb. de pasta de coentros (à venda em frasqinhos pequenos) 
Molho piripiri
Sal

Estalar no azeite, a cebola e a massa de alho. Juntar o tomate e o pimento. Quando quebrarem, juntar a couve e um pouco de água de cozer o feijão, tapar e deixar cozinhar uns 10 min. Destapar, juntar os restantes ingredientes todos. Juntar mais um pouco de água, se for caso disso, deixar ferver de novo, tapar e deixar cozer mais uns 10 a 15 min.  

********************************

  
Ovos escalfados com Feijão Verde e Batata Doce
Serve 3 porções  

Feijão verde, talvez 500g, cortados com uma tesoura em pedaços
3 cogumelos grandes brancos cortados aos bocados grandes 
1 batata doce cortada aos cubos
3 ovos
1 golpada de azeite
1 cebola picadinha
1 c.sb. de massa de alho
1 c. sb. de pasta de coentros
Açafrão em pó
Cominhos em pó
Mistura de louro e pimentão doce 
pimentão doce em pó
Piripiri 
água quente q.b. 

Estalar e cebola e a massa de alho no azeite. Juntas as especiarias e os coentros, deixar fritar um pouco. Juntar os veggies todos, mexer um pouco, juntar um pouco de água e tapar. Deixar cozer uns 15 min. Destapar e deixar apurar um bocadinho. Juntar os ovos, desligar o lume e tapar o tacho. Esperar uns 7 min. Servir! 

O meu ovo estava molinho, molinho. Pronto para ser atacado com um pedaço de pão! Mas não o ataquei, em vez disso, desfiz-lo nos veggies e comi à colher com o resto do molhinho. Bem bom!!!

E, as refeições de ontem :


 O pequeno-almoço às 09h30, foram 2 tosta integrais, com 1 fatia de queijo com menos 50% de gordura, leite, com café e adoçante e 1 kiwi.
O almoço 13h00, foi feijoada de choco e 1 laranja.
O 1º lanche às 16h30, foi 1 danacol natural.
o 2º lanche às 18h30, foram 4 ameixas secas e 6 amêndoas
O jantar às 19h30, foi o ovo escalfado com feijão verde e batata doce  e 1 quadrado de chocolate preto da canderel.

Deixo também as fotos do que será o dia de hoje, pelo menos o previsto. Poderão variar as quantidades de ameixas secas e amêndoas. As fotos serão já de outros dias mas as refeições serão as mesmas. É que ainda tenho montes de trabalho para fazer, e ainda vou hoje para Mangualde à noite! AMANHÃ HÁ CASAMENTO!!! Como tal não terei tempo de cá vir até 2ª feira. As minhas desculpas...


O pequeno-almoço às 09h30, foram 2 tosta integrais, com 1 fatia de queijo com menos 50% de gordura, leite, com café e adoçante e 1 kiwi. (imagem corresponde mesmo ao dia de hoje!)
O almoço será às 13h00, com uns brócolos, 1 cebola e 1 ovo cozidos, temperados de azeite, vinagre balsâmico, pimentão doce em pó, e com pimenta e alho de moinho.
O 1º lanche às 16h30, será  1 iogurte danacol natural.
o 2º lanche às 18h30, será 4 ameixas secas e 6 amêndoasO jantar às 20h00, será 1 ovo escalfado com feijão verde e batata doce  e 1 quadrado de chocolate preto da canderel com um café.

100 seguidores??? Muito obrigada por me acompanharem nesta aventura que é a vida, um bocadinho espelhada neste humilde cantinho.

E para todos os cantinhos que deixei de comentar, não deixei de aparecer, apenas de comentar, ok??? O tempo não dá para tudo... 

Agradeço rezas e promessas ao S. Pedro para não chover amanhã, ok?  

Olha, por falar em São Pedro, estamos quase no Santo António, olha, estou prestes a fazer 1 ano de casada com o meu Gajo!!! Como o tempo passa... O bolinho está quase a saltar da arca congeladora cá para fora! 

A loucura, a loucura parte 2...

Não pela desgraceira da comida, mas pela dormida fora, inesperada, de ontem, sem o meu kit para jantar, e pelas visitas que não me deram quase tempo para almoçar.  

Descobri mortadela de perú com azeitonas, alguém conhecia??? Fiquei maravilhada... Meu almoço de hoje com um pão pequeno de mistura e uma colca cola light. Almoço a ser comido enquanto ia para outro cliente... Pontualidade acima de tudo!!!

Já agora, alguém me sabe dizer se aquelas latinhas maravilhosas de atum com feijão frade ou de atum com grão saíram do mercado??? Não encontrei nem uma para amostra nestes dias...

Não há fotos do jantar de ontem nem do pequeno almoço de hoje, porque não tinha carregadores no quarto do hotel e tive que poupar as bateria dos telemóveis. Tinha as duas quase no fim. O jantar, foram 2 bolinhas de mistura com um patê de vegetais com atum e uma laranja, o pequeno-almoço de hoje foi um kiwi (manchei a toalha com sumo, a Sr.ª da lavandaria vai-me rogar uma praga...), um pãozinho com queijo e leite com café e adoçante.

Vou fazer uma feijoada de choco com couve lombarda para o jantar de hoje.

Fotos do pequeno-almoço,

 

e almoço de ontem:

 

E perguntarão vocês: "Anette, minha ganda maluca, como é que fizeste, sem talheres, para comer a laranja e espalhar o patê no pão???" Usei o meu mini canivete suíço que anda sempre pespegado no porta chaves e com a minha colher que anda sempre comigo na mala! E verdadeiramente: o tamanho não importa!!!


Tive que comprar um par de cuecas, um par de chinelos e uma camisa de dormir, que vão passar a andar sempre no carro para futuras aventuras destas... Comprei ainda um top para não ir com a mesma roupa (ainda bem que a calça e o sapato de "ir ao morango" eram pretos...).

 

Por sorte, também tenho sempre na mala, um pequeno necéssaire com, desodorizante, pasta, escova dentes e cabelo, e um mini-boião com creme de corpo (para as mãos ou cara quando necessário) e safei-me assim. O hotel patrocinou o gel de banho e o champô. Sim, porque eu sou uma rapariga (gaja) muiiiito lavadinha.


Hoje comi o meu primeiro gelado do ano. Serviu-me de comemoração pelo negócio ganho! Comida não é comemoração, eu sei, mas apeteceu-me, boa?  O meu preferido: Magnum Sandwich. Mas... ACHEI-O DOCE DEMAIS!!!  

O corpinho é liiiindo, já não gosta de docinhos, cá um beijito (imaginem-me a falar para um cão, assim, agora, imaginem-me a falar para as minhas pernocas e rabo, assim...)

E amanhã, grande dia, dia de pesagem. Será que o pãozaço todo e as maluqueiras do fim-de-semana deixaram a Anette perder peso??? Não percam as cenas dos próximo capítulos!

Não liguem, hoje estou um bocado parva, deve ser do calor que apanhei no carro... 

A loucura, a loucura...

Foi assim o meu fim-de semana. Nenhuma refeição escapou! Vá, os pequenos almoços foram bem feitinhos...
Mas também, andei quilómetros no sábado, nas compras. Dia meeeesmo à gaja! Ai R., fazes-me tanta falta... 

Houve arroz de polvo, com arroz "branco", a duas refeições, houve sandocha com batatongas fritas a um jantar, pizza noutro, e panquecas Senhores, panquecas! Não há fotos das ditas mas há do arroz de polvo e da pizza. E receitas! 

Adoro ter este controlo: loucuras por 2 dias e depois voltar ao caminho correcto. Hoje já ando outra vez na linha. No fim-de-semana foi só ziguezaguear!!!

5ª feira há nova pesagem e vamos ver se o fim de semana matou a perca de peso. Isto de não perder peso redondo "mata-me" o gráfico aqui ao lado!!! Com o peso da semana passada e o desta será que chego aos 2 quilos perdidos???

Experimentei uma nova base de pizza que vi na Blue Cooking, nº 46. Adorei! Super fácil de fazer e de trabalhar e rápida. E sim, fiz com a cobertura de sempre, a minha preferida! Coloquei o atum por causa da R.. Por mim, podia ser só mesmo com os veggies que eu tanto adoro.

 Pizza de Veggies com Atum
Serve 4 porções

 Base
1 saqueta de fermento de padeiro
1 cháv. de água tépida
1/2 c. chá de açúcar (melhor com adoçante)
380g de farinha  sem fermento tipo 55 (usei com fermento) (melhor com farinha integral)
1 c. chá de sal grosso
1 c. sopa de Azeite
Acrescentei orégãos e 1 c.sobremesa. de massa de alho

Cobertura
Polpa de tomate com cebola e alho
2 cebolas cortadas aos gomos finos
1/2 pimento amarelo cortado em tirinhas
1/2 pimento verde cortado em tirinhas
3 cogumelos grandes fatiados
2 latas de atum em azeite, escorrido
1 mini latinha de milho (mau...) 
Azeitonas pretas 
200g queijo mozzarella em farripas 
Azeite para "salpicar"

  Antes de levar o milho e o queijo

 Juntei numa taça o fermento,o açúcar e a água tépida. Mexi bem e deixei repousar uns 5 min. para acordar o fermento.

Adicionei à farinha, ao azeite e ao sal, o fermento atrás preparado.Com as mãos enfarinhadas envolvi tudo, trabalhando até ficar uma massa fofa e elástica, mas suave. Tipo uns 3 mins. se tanto!

Tapei e deixei levedar durante uns 30 min. (enquanto preparava a cobertura e lavava uma quanta louça.)    

Destapei-a, enfarinhei as mãos, e estiquei com as mãos. Só usei o rolo para lhe dar o formato do tabuleiro. Se tivesse papel vegetal, teria colocado a cobrir o tabuleiro para onde transferi a massa, mas como acabou e não me lembrei de comprar mais, salpiquei-o com farinha.

Coloquei a cobertura pela ordem que aparecem os ingredientes e levei a cozer em forno pré-aquecido, a 220ºC, durante cerca de 22 min. 

Óptima!  No meu pedaço, coloquei molho piripiri.

******************************** 

Arroz de Polvo
Serve 4 porções

Azeite
1 Cebola picadinha
1 c. sb. de massa de alho
Polpa de tomate
1 c. de sb. de puré de coentros
Mistura de pimentão doce e louro
Polvo cozido e cortado em pedaços (cozer, sem água na panela de pressão, 20 min. certos depois de apitar)
1 cháv. de arroz agulha (melhor arroz integral)
2 1/2 cháv. de água de cozer polvo
uma golpada de vinho branco
Piripiri
6 sticks delicias do mar

Começar por estalar no azeite, a cebola e a massa de alho. 

Juntar o arroz e o polvo. Deixar fritar um pouco. 

Adicionar a polpa de tomate, o puré de coentros a mistura de pimentão doce e louro e mexer bem. 

Juntar o caldo da água de cozer o polvo com o vinho branco, bem quente, ao arroz e deixar cozer em tacho tapado, depois de ferver, uns 10 mins. 

Destapar e colocar as delicias do mar. Cozer mais uns 2 min. e servir. 

Acompanhei com brócolos cozidos. 

************************* 

Deixo as fotos de 6ª feira que foi um dia de loucos. Fiquei a trabalhar até às 2 da matina. Já nem via bem os catálogos! O Jantar foi feito com refeição congelada. Ao almoço, reintroduzi o arroz integral pela primeira vez. Voltei a fazer pão na minha máquina! Este, que aparece na foto, é de multi-cereais. 

 

E as de hoje, em que desde que acordei, sinto que fui atropelada por um camião. Preguiiiiiça de fazer comida... Aliás, nota-se...


O pequeno-almoço às 09h30, foi 1 tosta integral, com 1/2 fatia de queijo com menos 50% de gordura, leite para baixar o colesterol, com café e adoçante e 1 kiwi.
O almoço 13h00, foi salada de feijão frade com atum e tomate, 1 café e 1 quadrado de chocolate preto da canderel.
O lanche às 17h30, foi 1 iogurte magro de ameixa.
O jantar às 20h00, foi o mesmo do almoço, mas agora com salada de pepino, e 1 laranja.

Água: OK

Amanhã tenho que acordar estupidamente cedo, por isso acho que vou dormir. Até porque também estou cheia de sono e sem pachorra para nada, diria mesmo, com uma neura sem motivo aparente. Detesto estes moods, mas às vezes, lá calham. Nem para a Selecção! Não se aprumem não e depois digam que sim... 

De ontem

Cozidos. Porque gosto, porque são rápidos e porque são saudáveis! Para mim não é sacrifício absolutamente nenhum, comer bacalhau cozido, ou até mesmo só brócolos, cebola e um ovo, cozidos, temperados de azeite e vinagre balsâmico. Gosto também de juntar pimentão doce e pimenta e alho de moinho. 

Grelhados, também sou fã, mas, e apesar de o meu extractor ser "poudêroso" (ler com pronúncia brasileira), fica sempre um cheirinho gostoso (not!) na roupa e em nós. 

Acreditam  que não sinto falta de arroz? Nem de massa??? Lembro-me da massa quando estou com pouco tempo e quero fazer uma refeição rápida, mas fujo dela. 

O jantar de ontem foi feito com uma das minhas refeições congeladas, porque o tempo não anda a dar para mais. Estou com uma proposta para entregar até 2ª feira, mas terá que ser feita até hoje à noite, porque a R., Amiga GRANDE do peito, vem passar o fim-de-semana comigo, por isso vou ter que dar o litro para estar com ela sem preocupações.

Já andei a pensar nas ementas, tudo muito light!  Mas já sei que me vou desgraçar amanhã à noite e quiça domingo, com umas panquecas, que ela gosta tanto.Oh well, os sacrifícios que faço por ti, miúda!!!  

As refeições de ontem...

 
Pequeno almoço às 09h30 
Papas de Aveia e 2 kiwis
  
 
Almoço às 13h30
brócolos, cebola e 1 ovo, cozidos, temperados com azeite, vinagre balsâmico, pimentão doce, pimenta e alho de moinho
1 morango
1 quadrado de chocolate preto canderel
1 café 

 
1ºLanche às 17h00 
2 queijinhos vaca que ri light (2???)


2ºLanche às 19h00 
8 ameixas secas (só deviam ter sido umas 2 porque já tinha lanchado...)
12 amêndoas com pele

Jantar às 21h00
Bacalhau cozido com grão e brócolos temperados com azeite, vinagre balsâmico, pimentão doce, pimenta e alho de moinho
1 quadrado de chocolate preto canderel
1 café

Ontem, andava armada em mete nojo...Apetecia-me estar sempre a petiscar! Ah e tal, mais um queijinho, ah e tal mais uma ameixa, e outra e outra e outra!!!
 Hoje, rédea curta!

Menos 800g and counting!

Peço desculpa pela ausência mas tem sido uma semana complicada... Como tinha dito no post anterior, estive fora de casa até 3ª à noite. A dieta continua bem e recomenda-se! Apenas me estiquei por 2 vezes, com direito a sobremesas demoníacas e tudo! Mas apesar disso, emagreci 800g! Retomo o diário de refeições e respectivas receitas, logo.

Desde sábado até 3ª feira (enquanto estive em Mangualde), fiz umas asinhas de frango orientais que me deram para 3 refeições e uns ovos mexidos com espinafres que me deram para 2 refeições. Usei ainda algumas refeições congeladas desde que cheguei a casa. Fiz 2 refeições fora e foi aí que me desgracei .

 Deixo foto e receita das asinhas e foto dos ovos (nada que saber...). Fotos tiradas com o telemóvel novo. Not bad!!!

Asinhas de frango Orientais
Serve 3 porções

9 asinhas de frango
400g de Mistura de vegetais chineses
Massa de alho
Vinha d'alhos (já preparada)
Piripiri
Polpa de tomate
Azeite
Cominhos
Sal 
Vinho branco 

Fritar no azeite, as asinhas. Juntar os temperos e o vinho. Deixar evaporar. Juntar os vegetais, mexer um pouco e tapar. Deixar cozinhar uns 20 min. Destapar e deixar o molho apurar.

******************************************

Ovos mexidos com espinafres, feitos com 6 ovos, 4 fatias de queijo, esparregado de compra e um bocadinho de azeite.

Umas favas guisadas e a primeira massa!

Ao fim de 1 mês e tal de dieta, comi massa pela primeira vez. Integral, claro... Soube-me pela vidinha!


Quanto às favas, foram guisadas e vieram do quintal da D. Eugénia. Podem vê-las aqui! Obrigada mais uma vez! Favas "caseiras" têm ooooooooooooooutro sabor. 
O Sr. do talho do Pingo Doce de Castelo de Vide teve a gentileza de se oferecer para me cortar a sobrecoxa do perú em cubinhos. Se me estiver a ler, um muito obrigado também, é que o dedo ainda está fraquinho para estas aventuras por isso fez-me um jeitaço! Quelle patience monsieur...

 
 Favas guisadas com Perú
 Serve 5 porções

1,100 kg de favas (frescas ou congeladas)
500g de perú (sobrecoxa cortada em cubinhos)
1 cebola picadinha
Massa de alho
Azeite
Mistura de louro com pimentão doce
Polpa de tomate
Açafrão
Cominhos
Salsa 
Coentros
Sal
Vinho branco 

30 min. antes, temperar o perú com vinho branco, massa de alho e uma folha de louro.
No azeite, estalar a cebola e a massa de alho. Juntar o perú e deixar cozinhar em lume alto. Juntar restantes ingredientes, inclusivamente a marinada do perú e água sem cobrir as favas. deixar cozer uns 20 min. em tacho tapado. Findo o tempo, destapar e deixar apurar. 

 ***************** 

Green Penne 
Serve 5 porções 

350g Penne integral 
5 Salsichas de soja cortadas às rodelas não muito grossas
380g  de feijão verde cortado em pedaços, cozido a vapor
Massa de alho
Azeite
água de cozer a massa
1 frasco de molho pesto
Sal 

Cozer a massa seguindo as instruções da embalagem. Cozer o feijão verde uns 12 min (estava congelado) a vapor.
Corar a massa de alho no azeite. Juntar as salsichas e o feijão verde e deixar saltear. Juntar a massa, o molho pesto e o frasco onde vinha o molho, meio cheio, com água de cozer a massa. Mexer bem e servir. 

O dia de hoje:


O Pequeno-almoço às 09h30, foi papas de Aveia e um Kiwi.
O Almoço ao 12h30, foram as favas com uma salada de pepino. Comi ainda um quadrado de chocolate da canderel e bebi um café.
O Lanche às 20h00, foi um queijinho vaca que ri light 
O jantar às 21h30, foi o Green Penne e uma maçã reineta.

A WII diz que foram à vida 1,900kg!!!!!!!!

E eu estou CONTENTE e com a sensação que tudo volta ao normal! 

Não aguentei mais, fui-me pesar porque achava que as calças andavam mais à vontade, e eis senão quando, olho para a Wii, ela olha para mim, e diz que perdi 1,900kg!!! A falta de perca de peso andava a dar cabo de mim, e apesar de esticar-me um dia ou outro, andava a fazer as refeições adequadas! O antibiótico e algumas refeições menos correctas andaram a prejudicar a diminuição de peso e eu sabia isso. A dieta (ESTA) tem sempre razão! 

No gráfico só dá para diminuir 1 quilo redondo. Estúpido...

Hoje é dia 12 não foi?

Foi assim o meu dia... Passou-se num instante.É que nem dei pelas horas passarem! Quando me apercebi já era de noite e para além do trabalho, que foi muito porque tinha um prazo para cumprir, ainda tinha algumas coisas para fazer antes da minha mãe chegar. Infelizmente veio ter comigo a Lisboa por um mau motivo: morte de um familiar. Não era uma pessoa muito chegada a mim, mas era família e ainda era novo,  e estas coisas mexem sempre comigo... 

Por isso o post vai ser rápido e curto. Só mesmo com as refeições do dia. E valeram-me refeições congeladas!

Os lanches a meio da manhã e a meio da tarde foram feitos com amêndoas, perfazendo um total de 14 un.
Para o pequeno-almçoco de hoje, experimentei um batido cremoso de frutos silvestres, receita ligeiramente adaptada do livro da Dieta de South Beach.


Batido cremoso de Frutos Silvestres
Serve 1 porção 

2 iogurtes magros naturais
4 morangos
6 mirtilos
5 framboesas
1 c.sb. de adoçante 

 Bater tudo com a varinha mágica e beber. 
Fica óptimo!

***************************


O Pequeno-almoço às 08h30 foi o batido cremoso de frutos silvestres.
O Almoço ao 12h30 foi brócolos e cebola, cozidos a vapor durante uns 12 min. (em cesto de inox novo, comprado esta semana. Postarei a foto brevemente) com um ovo, cozido à parte. Temperei com vinagre balsâmico, pimentão doce, alho moído desidratado de moinho, pimenta branca de moinho e azeite. Comi ainda um quadrado de chocolate da canderel e bebi um café.
O jantar às 19h30 foi feijão frade em salada que tinha congelado, de outras aventuras. Juntei apenas pepino. Comi ainda uma maçã reineta.

Diário de refeições

Post muito rápido para deixar as fotos dos últimos 2 dias passados fora, em visitas. Regressei ontem à noite.
Logo, irá haver novo post com as refeições de hoje e com receitas novas.

2ªfeira, dia 10/05/10
 
A meio da manhã comi 6 amêndoas  

    A ceia/sobremesa foi um iogurte de soja de frutos silvestres 

3ª feira, 11/05/10 

 
Na foto do almoço, aparece um iogurte de soja que eu não comi. Depois de comer a sandocha fui beber um café pingado. Este almoço teve que ser ultra rápido por falta de tempo!!! Não havia daquelas saladinhas maravilhosas de atum, enlatadas...
  
Falta na foto do jantar, uma maçã reineta

Domingo é dia de... ASSADO!!!

 Amanhã, começo a ronda de visitas pelos meus estimadíssimos clientes, por isso não vou aparecer por aqui. Mas o diário das refeições vai continuar!!! Só quando chegar, claro...

O almoço de hoje foi um assado, com eu tanto gosto de comer e fazer aos domingos. Faz-me lembrar os longos almoços em casa da avó Miloca. Havia sempre assado ao domingo feito em forno de lenha!

Como também já vinha sendo tradição (não desde que iniciei a dieta...), estive para fazer uns queques, mas depois comecei a imaginar onde eles se iriam alojar, e desisti da ideia... 

Pesei-me ontem e devido às loucuras gastronómicas cometidas na Dinamarca, aumentei 500g, o que achei normal e até aceitável. Mas voltei à dieta na 5ª feira, por isso o peso deve voltar a baixar para a semana. Dia 19, 4ª feira, vai haver nova pesagem. Só nessa altura, porque devo regressar na 5ª feira, dia 13 a casa, e apesar de ter passado precisamente 1 semana desde o inicio da dieta, quero dar mais tempo. Depois, sábado vou para Mangualde city e regresso de novo a  18 ou 19, e como a WII está em Lisboa...

No almoço de hoje comi batata doce e fruta, para além do pequeno-almoço com uma tosta integral. Muito hidrato de carbono junto eu sei, mas como esta semana vamos andar a saladas e queijo ou frango...  
Vamos ao assado?

 
 Perna de Perú assada com Batata doce
Serve 4 porções

Perna de perú marinada em: vinho branco, margarina líquida, massa de alho, massa de pimentão, mistura de louro e pimentão doce, pimentão doce, salsa, cominhos em pó, manjericão, gengibre, orégãos e açafrão em pó
Batata doce
cebola

Levar o perú, as batatas doce, e a cebola a assar, com a marinada, cerca de 1hora a 200ºC.Mexer a meio do tempo.
Acompanhei ainda com grelos cozidos, salteados em azeite e massa de alho.

 As refeições de hoje:
O pequeno-almoço às 11h30, foram 2 tostas integrais, com queijo com menos 50% de gordura, leite para baixar o colesterol, com café e adoçante.
O almoço às 14h00, foi o assado, 1 laranja e 1 café com adoçante.

O lanche às 18h30, foi um Danacol natural.
O jantar às 20h30, foi o resto do salteado de Vegetais com Camarão, com o resto dos grelos salteados, 1 quadrado de chocolate preto da canderel e um descafeinado.

Água? É que nem me lembrei!

Apenas para cumprir calendário e não pensarem que andei a comer, ontem, como se não houvesse o amanhã, deixo fotos das refeições, sem a do jantar, porque tínhamos "muitos olhos" em cima de nós. 
E foi precisamente na refeição da noite que me estiquei... Buffet de comida indiana sem nenhum arroz, mas com direito a lassi e um bocadinho de Bebinca. What can i say...
O pequeno-almoço às 08h00 (acordei e não conseguia dormir...) foram 2 tostas integrais, com queijo com menos 50% de gordura, leite para baixar o colesterol, com café e adoçante.
O almoço às 14h00, 1 lombo de salmão grelhado com couves de bruxelas. Aquela batata que está na foto não foi comida. Sabia mal. As couves de bruxelas foram temperadas com azeite e pimentão doce. Comi ainda 1 quadrado de chocolate preto da canderel e bebi 1 café com adoçante.
O lanche às 18h00 foi 1 iogurte natural magro com café solúvel, essência de baunilha, adoçante e amêndoa lascada.
O jantar... A desgraça do buffet!

Uma espécie de bacalhau à brás. Mas light!!!

O que me andava a apetecer um bacalhau à brás... Tentei fazer algo do género mas sem a batata frita, já que é esta a sabotadora de qualquer dieta. E até deu para safar.

Para o pequeno-almoço, fiz de novo umas papas de aveia com algumas alterações de sabor. Boas, com um saborzinho a baunilha!

Já disse que ía ter um telemóvel novo? Já disse que chegou??? CHEGOU!!! Estou maaaarrlllrrrravilhada!

É um nokia 5530 expressmusic. Branco! Já tenho montes de aplicações, ambientes e afins, novos. (ups!)

Vou só ali  continuar a sacar umas quantas coisas da net para o telemóble e já venho.

Mas antes, as receitas e as refeições de hoje! 

Papas de Aveia com Baunilha
Serve 1 porção 
1/2 cháv. de chá de aveia
1 cháv. de chá de leite
adoçante q.b.
1 c. sp. de essência de baunilha
Canela em pó
Misturar tudo e levar ao lume até engrossar.

******************************

 
Bacalhau à brás light
Serve 4 porções 
Migas de bacalhau demolhadas e cozidas
1 couve coração cortada em juliana
2 alhos franceses fatiados
Azeite
Alho em pó desidratado
Mistura de louro e pimentão doce
Salsa 
 Azeitonas
4 ovos
Pimenta
Saltear o alho francês no azeite. Depois de quebrado, juntar a couve e deixar saltear bem. Juntar o alho em pó desidratado, e a mistura de louro e pimentão doce. Depois do bacalhau cozido, juntar à mistura anterior e colocar uma concha da água onde o bacalhau cozeu. Deixar tomar gosto. No final juntar os ovos batidos com pmenta e salsa picada. Servir com umas azeitonas pretas a enfeitar. 
O Menú...
O pequeno-almoço às 9h30, foram as papas de aveia.
O almoço ao 12h45, foi o resto do caril de favas, 1 laranja e 1 café com adoçante.
O lanche às 17h00, foi 1 queijinho vaca que ri light. Só.
O jantar às 21h00, foi o bacalhau à brás light, 1 quadrado de chocolate e um descafeinado.
Hoje as coisas já estiveram mais calmas. Nenhuma vontade esquisita!

Água: OK  

I´m back!

A chegada já foi ontem (4ª feira), por volta das 11h30 mas vinha mais morta que viva. Mal cheguei, fui ao Centro de Saúde e o dedo está óptimo. Mais uma enfermeira que ficou maravilhada com a recuperação do corte, depois de ver a foto!!! Já não tenho que voltar para novo penso. Agora, tenho só que daqui a 4 dias, tirar os mini pensos brancos do dedo e deixa-lo viver livremente. Sinto uma sensação estranha no dedo, a enfermeira disse que era normal devido ao corte humongous que tinha feito.

Depois de vir do penso, almocei e literalmente aterrei na cama a tarde toda. Acordei, comi qualquer coisa, esperei pelo A. e voltei para a cama. Parecia que tinha tomado qualquer coisa, potentíssima diga-se de passagem, para dormir! Tínhamos acordado às 05h00 da manhã para regressar e andámos todos os dias a deitarmos-nos por volta das 02h00. E eu preciso de dormir, meeeeeeeesmo, senão fico muita maldisposta e toda morta...

Adorei esta formação, não só pela milhenta informação recebida, já que estivemos num lançamento de produtos da nossa representada Dinamarquesa de ajudas técnicas e nesta exposição, mas também pelo contacto com os outros representantes dos outros países. Cerca de 18 países presentes. E em termos de vendas, estamos em 6º lugar, not bad, hein??? 

Claro que nestes três dias a dieta ficou para segundo plano. Alguns doces, algumas bebidas alcoólicas, poucas porque não gosto, pão, enfim, o delírio. Mas também me fartei de andar e rir. Rir emagrece???
Hoje já voltei à dieta. E comi a minha 1ª peça de fruta. Uma maçã, ao almoço.

Preparei estas receitas: 

 
Salteado de Vegetais com Camarão
Serve 2 porções 
  
400g de vegetais para saltear
Azeite
Massa de Alho
Camarão
Molho de Soja

Num Wok colocar o azeite e a massa de alho. Quando o alho corar, juntar os vegetais e o camarão. Deixar saltear e no final juntar o molho de soja.

************************* 

 
Caril de Favas com Potas 
Serve 4 porções

500g de Favas congeladas, passadas por água quente
400g de potas
Azeite
1 cebola
massa de alho
Caril q.b.
200ml de natas de soja
200 ml de água quente
coentros
1 c. sp. de amêndoa moída 
Sal

Corar no azeite a cebola e o alho. Juntar o caril, e os coentros. Adicionar as potas e as favas. Deixar cozinhar uns 5 min. Juntar as natas de soja e a água.  Ferver e cozinhar uns 15 min. Para engrossar um bocadinho o molho, juntar a amêndoa moída. Temperar de sal.

Refeições de hoje:
 
  O pequeno-almoço às 9h30, foram 2 tostas integrais, com queijo com menos 50% de gordura, leite para baixar o colesterol, com café e adoçante. 
O almoço 13h15, foi  Salteado de Vegetais com Camarão, 1 maçã e 1 café.

O lanche às 17h00, foram 14 amêndoas e antes de jantar comi 2 queijinhos vaca que ri light.
O jantar às 21h00, foi o caril, 1 quadrado de chocolate e um descafeinado.

Confesso que hoje depois do almoço, foi uma tarde complicada. Isto deve-se ao facto de ter deixado a dieta de férias nestes últimos dias e o corpo estar a delirar e a pedir mais açúcar como aquele que andou a receber desde domingo. Mas o que ele não sabe (o corpinho) é que eu é que mando! Reforcei a dose de proteínas e gordura boa no lanche e a coisa acalmou. Também bebi alguma água. 

Os meninos da TAP tinham as minhas refeições veggies reservadas!!!  

Quanto à feijoada de domingo, ficou óptima e a tarte... DE IR ÀS LÁGRIMAS!!!!!!!!!!! Húmida, com um sabor fantástico... O único senão é que para mim ficou um pouco doce demais, mas talvez porque já não comi doces, doces, há algum tempo. Toda a gente gostou! Esqueci-me de dizer que não a cozi os 25 min. como dizia na receita, mas sim 20 min., porque achei que já estava a ficar douradinha e também porque quando a apalpei ainda no forno me pareceu boa para dobrar: Nem muito cozida nem muito mole.

Farvel indtil jeg vender tilbage, e a torta !



Que é como quem diz, adeus e até ao meu regresso, em Dinamarquês! 
 
Post muito rápido, porque hoje, como devem calcular, isto não dá para mais. 

Vim deixar o peso, que me deixou um pouco desanimada, mas como disse ontem, penso que seja do antibiótico.

Ando com os pés e os tornozelos inchados, mesmo de manhã, o que quer dizer que estou a fazer retenção de líquidos. 4ª feira o antibiótico acaba, por isso espero que depois o peso volte a baixar mais significativamente.

Esta semana também vou reintroduzir a fruta. Uma peça por dia.  

Ah! A perca de peso? 800g. Nem vou actualizar o gráfico... 

Entretanto deixo-vos com a menina dos meus olhos, feita ontem: A torta de Laranja com Coco... Sim, vou provar um bocado ao almoço...

Tirei daqui, e fiz tal e qual.

 
 Torta de Laranja e Coco
Serve 10 a 12 porções

Margarina líquida
200 g de açúcar (usei amarelo)
6 ovos
50 g de coco ralado (± 5 colheres de sopa)
10 g de maisena (± 1 colher de sopa)
2 dl de sumo de laranja (± 2 laranjas)
açúcar em pó

Ligue o forno e regule-o para os 200 °C.

Pincele um tabuleiro para tortas com 25x40 cm com Vaqueiro Líquida, forre com papel vegetal e volte a pincelar.

Bata o açúcar com os ovos com uma vara de arames até estarem bem ligados. Adicione o coco e misture bem.

Dissolva a maisena no sumo de laranja e junte ao preparado misturando bem. Deite tudo no tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 25 minutos.

Desenforme sobre uma folha de papel vegetal polvilhada com açúcar em pó e enrole com a ajuda do papel, apertando bem.

Deixe arrefecer. Depois de fria volte a polvilhar com açúcar em pó. (Daqui para a frente já não fiz) e queime em diagonal, com um ferro em brasa. 

*********************** 

O almoço, sempre será a feijoada de marisco com couve e arroz branco (que eu não vou comer). O pequeno-almoço foi igual ao de ontem e o jantar, espero que a Agência de viagens não se tenha esquecido de pedir refeição vegetariana! 

Consegui, conseguiiii!!!!!!!!!!!!!

FAZER UMA TORTA PERFEITA À PRIMEIRA!!! Sozinha!!!


Há anos que queria fazer uma torta... Anos!!! Nunca tive coragem, ficava sempre aflita porque achava que era muito difícil, e que se ia partir, e que ia cozer demais, e mimimimimi... Segui a receita à risca e correu lindamente! E sim, USEI PAPEL VEGETAL PARA A ENROLAR. Qual pano, qual carapuça, para ficar com pêlos  minúsculos colados, papel vegetal é que é!

Estou a vibrar, como já devem ter percebido... Próximo desafio??? Rissóis, massa fresca (raviólis...) e cheesecake. Lá iremos. Com calma, muita caaalma. Se bem que, comigo isso é impossível...

Amanhã deixo a receita e a foto. Até porque só amanhã é que a vou provar. Lá aspecto, a miúda tem! 

Como tinha dito ontem, fui hoje de manhã fazer o penso ao dedo. Estava inacreditavelmente melhor! A enfermeira era amorosa, disse-me que eu tinha um poder de cicatrização muito bom, porque  OS BORDOS JÁ ESTAVAM COLADOS. OK, não é uma expressão bonita mas para mim foi como se me tivesse dado um grande elogio! Aliás, ela viu-me tão maravilhada, sem perceber bem porquê, que lhe mostrei a foto do corte no dia que lá tinha ido a primeira vez, e foi aí que ela percebeu o meu espanto. Ela própria ficou incrédula!

Anette 1 - corte 0  

Ou seja, o dedo está quase pronto para outra, eu é que não... 4ª feira, temos novo penso.

Para o jantar houve receita nova. Utilizei uns medalhões de maruca e usei o trio maravilha de especiarias, ou como diz a Nigella,"a santíssima trindade": cominhos em pó, açafrão em pó e coentros.






















Medalhões de Maruca  ao trio maravilha
Serve 2 porções

4 medalhões de Maruca
2 cebola fatiadas muito finas
Massa de alho
Azeite
200ml Natas light
Mistura de louro e pimentão doce
Cominhos em pó
Açafrão em pó
Massa de coentros
Sal
Vinho branco

Temperar os medalhões com sal.

Numa frigideira, deitar umas 2 c.sp. de azeite e fritar o peixe de ambos os lados. Retirar, juntar mais um pouco de azeite, e saltear a cebola e a massa de alho até quebrarem. Juntar as especiarias, o vinho e deixar ferver. Juntar de novo o peixe, e as natas e deixar ferver. Tapar e cozinhar em lume brando uns 8 min., virando a meio. Destapar e deixar o molho engrossar.
Acompanhei com feijão verde cozido, salteado num nadinha de azeite e alho desidratado moído.

As refeições de hoje: 

O pequeno-almoço às 10h00, foi o resto do recheio das curgetes e beringela com ovos e queijo, mexidos. Bebi ainda café com adoçante.
O almoço ao 13h00, foi o bacalhau cozido com grão (cozido por mim, 40 min, depois da panela de pressão apitar. O de lata tem muito sal!!!), brócolos e cebola cozida. Tudo temperado com azeite e vinagre (na imagem ainda não tinha sido temperado...). Bebi um café e comi um quadrado de chocolate da canderel.

 

O lanche às 17h30, foi um Danacol natural
O jantar às 21h30, foi a maruca com o feijão verde.

ÁGUA: pouca... ACHO QUE O ANTIBIÓTICO ME ESTÁ A FAZER RETENÇÃO DE LÍQUIDOS!!!