Páginas

Veggies limpa frigoríficos


Conto ir de férias 2ª feira e regressar dia 17. Isto se conseguir responder aos mil orçamentos para candidaturas e afins, em que vou ter que trabalhar incessantemente todo o fim-semana, literalmente dia e noite, para conseguir ir. Como tal, estou a despachar tudo o que mora no frigorífico. Faltam umas cenouritas que vão para o Pinguinho. Posto isto e, aliado à falta de tempo e até de vontade de cozinhar, resolvi assar tudo. Rápido, bom, sem grandes preocupações de "fiscalização" da comidinha e ainda, feito simultaneamente no forno. Veggies em cima, perú em baixo. 

Para os vegetais usei: 3 Batatas doce, 2 cebolas, 1 courgette, 1 beringela, 2 nabos, mistura de alho e salsa, mistura de louro e pimentão doce, vinagre balsâmico, sal e azeite. Marinou cerca de 10 min.

Para a perna de peru, marinei-a em: 1 limão, mistura de alho e salsa, mistura de louro e pimentão doce e alho esmagado, cerca de 3h. Para assar, juntei sal e azeite.

Levei ao forno, a 210º C, cerca de 1hora. Virei a meio do tempo.

Não ficaram com grande aspecto, mas ficou muito interessante de sabor. Estava com medo do nabo, nunca o tinha cozinhado assim, mas até gostei!

Entretanto, se não nos virmos  até dia 17, é bom sinal, FUI DE FÉRIAS!!!!

Vou ali acabar uns catálogos e começar outra proposta...

Porquinho estufado com couve lombarda


Eu não comi, mas houve quem comesse, no jantar que dei na 4ª feira. Limitei-me à couve e ao arroz de cenoura...

Ando outra vez a delirar com o trabalho... Esperemos que dê em alguma coisa! Já só vejo camas e secretárias e mesas de cabeceira... Tenho os olhos todos encarnados de estar o dia inteirinho em frente ao computador, parece que estive  a chapinhar na piscina em vez de ter estado a trabalhar!

Quanto ao jantar, foi muito simples e rápido porque os orçamento não deixam fazer mais.

Usei: Lombo de porco marinado em mistura de louro com pimentão doce e de salsa com alho em pó, alho esmagado, vinho branco e, 20 min. antes de ser cozinhada, sal (para a carne não desidratar e  não ficar seca),  azeite, cebola aos gomos,  uma couve lombarda cortada em juliana grossa e 1 c.sp. de queijo creme.

Na panela de pressão, comecei por corar a carne no azeite, acrescentei a cebola, deixei saltear, e refresquei com a marinada. Tapei a panela. Quando apitou, deixei cozer uns 15 min. Findo este tempo, tirei a carne e ao molho que se formou, juntei a couve. Voltei a tapar a panela e, quando apitou, deixei cozer uns 10 min. Entretanto fatiei a carne. Na altura de servir, no molho que se formou da couve lombarda, juntei o queijo creme para engrossar ligeiramente o molho. Acompanhei com um arroz de cenoura básico. 

Rápido e económico, hein?

P.S. O Sr. que inventou a panela de pressão, deve estar no céu.

Tiramisú...



...O primeiro!!! Há sobremesas que, por muito que eu goste delas, penso sempre que dão horrores de trabalho e vou pondo-as de lado, erradamente... Esta, por incrível que pareça, é rápida e óptima! Apesar de ser um pouco doce, o sabor do café explode no meio do creme, tornando-a irresistível. Fresquinha como se quer, para os dias que correm!

Ficou parecido com o original que comi em Itália!!!

Sobremesa para o jantar que vou dar hoje. A refeição será simples por isso a sobremesa irá ter um lugar de destaque. 

Usei: 1 embalagem de palitos de la reine (200g), 1 cháv. grandinha de café de filtro forte (talvez 400 ml), 1 cálice de whisky (na falta do amaretto), 1 c.sb. de arôma de baunilha, 4 ovos (4 gemas+ 4 claras em separado) 500 g de queijo mascarpone, 150g de açúcar em pó (icing sugar), cacau em pó magro

Comecei por bater o açúcar em pó com as 4 gemas, na batedeira.  Quando estava uma mistura lisa, acrescentei o queijo e bati mais um pouco. Depois acrescentei o aroma de baunilha e o whisky. Provei. Pus mais um pouco de whisky porque não se sentia bem o seu sabor, e queria que este, desse um "up" à coisa, como o que tinha provado em Itália. Bati as claras em castelo com umas pedrinhas de sal, e juntei ao creme, já preparado. Fui montar o tiramisú. Molhava um palito ultra-rápido, para não ensopar e não libertar molho no fundo, no café, e ia dispondo no pyrex até cobrir a base. Despejei parte do creme, oura camada de palitos e resto do creme. Quando servi, polvilhei com o cacau em pó.  

Até à hora de servir, ficou no frigorífico a refrescar e "ganhar consistência".

Ao cortar, não tinha liquído (café de embeber os palitos de la reine) no fundo o que me deixou muito contente. 

Óptimo para primeira experiência!

E continuo cheia de trabalho por isso a ausência por essas cozinhas a fora...

Caril de mimos (??) de Pescada



Mimos é uma palavra carinhosa demais para se chamar a filetes de pescada redondinhos e gordinhos, não acham?

Consegui quebrar o mito de que filetes, mimos, whatever, afinal têm espinhas! Há algum sítio que os fabricantes/distribuidores digam que "se apanhar uma espinha nós damos-lhe uma recompensa gigante" ou, vá, uma viagem à Conchinchina? É que eu apanhei 2 espinhas, fininhas, pequenas, é verdade, mas apanhei! Não morri, não me engasguei, mas fiquei tuiste. Cuidado pais de todo o mundo! 

O caril...

Usei: 1 lata de leite de côco light, 2 punhados de amêndoa pelada (não aparece na foto), 3 c.sp. de côco ralado(também não aparece na foto) 1 cebola cortada às meias luas, cogumelos laminados naturais, 2 c.sb. cheias de caril, azeite, sal, 6 mimos de pescada, marinados em limão, alho picado, pimenta e sal cerca de 1/2 hora.

Comecei por saltear a cebola no azeite. Quando estava molinha, juntei o caril e mexi bem. Juntei o leite de côco. Quando ferveu, deitei os cogumelos, a amêndoa, os mimos e o côco, e deixei cozer e apurar cerca de 15 min. Rectifiquei de sal.  Acompanhei com arroz de ervilhas básico.

Rápido, bom e perfeito para quem não gosta muito de pescada, como eu.

Pargo assado com Batatinhas e um patê

Mais um jantar agradável com o F.!

Começamos com uma experiência da revista "Saúde à Mesa" Nº 31,  um patê de abacate com azeitonas, que até gostei não tivesse tanto limão, e depois um pargo assado com batatinhas e couve ao vapor e, para acabar, um docinho, pudim de leite condensado, quase perfeito. Da próxima vez, ficará só 10 min, em vez dos 12min. depois da panela apitar. Gosto dele, assim como o A., sem olhos, denso, liso, magnífico! Sim ando na onda dos pudins e só pararei quando sair como quero!

Quanto ao paté, a receita era a triplicar, mas como só tinha um abacate...

Usei: 1 abacate, 1/2 c.sb. de mostarda, 1/2 c.café de sal, 1 c.sp. de azeitonas fatiadas, 1/3 de alho, 1/2 limão, 1/2 cebola, pimenta q.b.

Pus tudo na picadora, e triturei até ficar uma pasta lisa. Coloquei no frigorífico para ficar fresquinho. No momento de servir, acompanhei com uns triângulos de milho com sabor a queijo. 

Para o Pargo...

Usei: 5 batatas cortadas em palitos grossos, couve lombarda cortada em tiras, 1 pargo, 3 cebolas, 8 dentes de alho, salsa picada, 6 rodelas de chouriço, 1/2 limão, louro, sal, pimentão doce, azeite, vinho branco, polpa de tomate e molho piripiri.

Fiz uma cama de azeite, cebola e alho esmagado no esmagador, para o peixe, com 3 cortes transversais de cada lado, e as batatas, em 2 tabuleiros diferentes porque o peixe era enorme, e depois com os restantes ingredientes, marinei-os (peixe e batatas) cerca de 1hora. Levei a assar cerca de 50 min., a 200ºc, virando-os a meio do tempo. Com ventilação a circular. Peixe em baixo e, batatas em cima, para não ficarem moles.

Acompanhei com couve lombarda cozida a vapor, 40 min. e temperada com vinagre balsâmico, sal e azeite.

Peixe  e batatinhas à saída do forno:

Quanto à sobremesa...

Com: 1 lata de leite condensado de 370g, 1 medida da lata de leite, 4 ovos XL

Bati tudo com a varinha mágica e, levei em forma encaramelada, com caramelo de compra, 12 min., a cozer depois da panela de pressão apitar, e já com a placa apagada. Próxima vez, ficará só 10 min. para não ficar assim...

Para a semana vou estar de visita aos clientezinhos do Alentejo, por isso... Até 6ª feira que vem! 

Wok Veggie com Couscous


Já estava farta de sopa e salada de feijão frade e como já acabaram, assim como a proposta que andava a fazer desde a semana passada, surgiu uma aberta para aproveitar estes veggies que andavam a vaguear pelo frigorífico!

Apenas juntei uma cebola e alguns condimentos, dei umas mexidelas e o wok fez o resto!

 

Usei: Veggies cortados (1 raminho de brócolos, 1/2 pepino, 1/2 pimento verde, cogumelos, 1 cebola), óleo de amendoim, molho de soja, pimenta, azeite, uma pitada de sal, amêndoa picada, vinagre balsâmico.

No Wok, juntei azeite e depois a cebola. Quando já estava molinha, juntei os restantes veggies deixando uns minutos entre eles, para não criar muito molho e não começarem a cozer em vez de saltear.  Acrescentei os molhos, mexi e no final, a amêndoa.

Para o acompanhamento, uns couscous: 4 c.sp. de couscous, golpada de azeite, mistura de salsa e alho em pó, sal e água quente.

Levar a água com os temperos ao microondas, cerca de 2 min. Despejar sobre os couscous e deixar absorver o líquido. Mexer com um garfo, para soltar os grãozinhos.

Gastei 4 min. no máximo para fazer este acompanhamento magnífico! 

Aproveito para vos deixar o meu último amigo inseparável, quando estou a trabalhar...

Um porquinho para descansar o pulso! MA-RA-VI-LHO-SO!!! E um amor, digam lá...

Pataniscas de Atum com Arroz de Marisco


Jantar feito para o cunhadinho F.. Aproveitei o arroz que tinha sobrado do jantar do dia anterior, para o Pai, e servi como acompanhamento. Falta ainda a couve lombarda cozida ao vapor.

Fiz ainda como sobremesa, um pudim de leite condensado com uma lata de leite condensado, uma medida de leite e 4 ovos, que deveria ter cozido 10 a 15min. (12 min. na minha placa) depois de a panela de pressão apitar, mas que esqueci-me dele na placa e cozeu demais... Sem foto para não mostrar a vergonha... Estava cheio de olhos e granitado!!!

Pataniscas de Atum

  • 1/2 Pimento verde picado
  • 1/2 Cebola picada
  • Salsa picada
  • 2 latas de Atum em azeite
  • Sal
  • Pimenta branca
  • 15 ml de Vinho branco
  • 75 ml Leite
  • 120g Farinha de trigo
  • 3 Ovos 
  • Óleo para fritar

Comecei por misturar a farinha com os ovos, o leite e o vinho branco. Juntei a cebola, o pimento, a salsa picada e as latas de atum. Temperei e depois fritei em óleo bem quente, às colheradas de sopa.

Servi com Arroz de Marisco feito com os seguintes ingredientes:

  • 1 embalagem de Cocktail de marisco congelado mais uns quantos camarões
  • 1 cháv. de Arroz agulha
  • 1 tomate picado, sem pele
  • Azeite
  • 1/2 cebola 
  • Couve Lombarda cortada em tirinhas
  • 1 folha de louro
  • molho piripiri
  • Salsa
  • Coentros
  • Sal
  • 3 cháv. de água quente

Fazer da forma tradicional tendo o cuidado de colocar o marisco antes da água para libertar um pouco de sabor. 

O resto da semana será feito com os restos dos restos e salada de feijão frade. Bem bom!

Tenho tanta, mas tanta coisa para fazer...